Desempenho de Bolsonaro nas redes piora, aponta levantamento
12 de Fevereiro de 2020 - Redação Pernambués agora
Em meio a crises envolvendo o ministro da Justiça, Sergio Moro, o ex-secretário nacional da Cultura Roberto Alvim e a demissão de um auxiliar por uso de um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) viu o desempenho nas redes sociais piorar em janeiro.
Monitoramento da imagem do presidente realizado pela empresa AP Exata, ao qual o Estado teve acesso, aponta tendência de queda na popularidade de Bolsonaro no mundo virtual nos primeiros dias do ano.
No mês passado, os comentários negativos sobre o governo se aproximaram dos favoráveis no Twitter. Foram 14 dias de menções majoritariamente críticas ante 16 dias em que os apoios dominaram as redes. Em um dia, as publicações favoráveis e contrárias ficaram no mesmo nível.
No início deste mês, o monitoramento indica que o mau humor em relação ao governo deve seguir avançando nas redes sociais. Até domingo, foram seis dias negativos, dois neutros e um positivo.
Na avaliação dos analistas da empresa, esses números apontam uma propensão a uma mudança de comportamento na internet em relação a 2019.
“Bolsonaro está perdendo o controle narrativo nas redes. Em janeiro de 2019, ele não tinha esse domínio por causa da polarização eleitoral e da revelação do caso [Fabrício] Queiroz [ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro suspeito de prática de rachadinha]. Depois, ele conseguiu impor suas narrativas e estabilizou, mas agora começa a perder essa capacidade novamente”, afirmou o diretor da AP Exata, Sergio Denicoli.
O primeiro ano do governo Bolsonaro foi marcado por amplo apoio nas redes. Segundo os dados da AP Exata, as menções em favor ao presidente em 2019 foram majoritárias em 246 dias. Já os comentários críticos prevaleceram em 79 dias. Os neutros, em 39 dias.
Para Denicoli, o eleitorado de Bolsonaro não demonstra neste ano a mesma disposição para fazer a defesa do presidente. “O silêncio prejudica Bolsonaro. Para ele, é importante que as pessoas se manifestem a favor dele, mas são posicionamentos tão fortes [feitos pelo presidente] que as pessoas começam a ficar mais receosas. É difícil manter este grau de militância durante quatro anos.”
Trump
Segundo da AP Exata, 3 de janeiro deste ano foi o dia que mais rendeu comentários negativos contra Bolsonaro desde a posse. Um dia após o ataque dos EUA no Iraque que matou o general iraniano Qassim Suleimani, internautas que temiam o alinhamento do Brasil com os americanos criaram a hashtag #BolsonaroFicaCalado.
Nos dias seguintes, a crise seguiu aumentando o mau humor da internet com Bolsonaro. Outro pico de críticas se deu no dia 8 de janeiro, quando o presidente fez uma transmissão ao vivo para acompanhar fala do presidente americano Donald Trump.
A demissão do ex-secretário de Cultura Roberto Alvim, após vídeo com referência ao nazismo, em 17 de janeiro, também fez subir as menções negativas. No dia seguinte, os comentários críticos seguiram quando o Ministério da Educação admitiu erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Bolsonaro só conseguiu reverter a queda na segunda-feira seguinte, 20, quando se encontrou com a atriz Regina Duarte e formalizou o convite para ela assumir a Cultura.
Mas depois enfrentou nova crise ao entrar em choque com Sergio Moro. Segundo a AP Exata, nessa situação, a maioria dos apoiadores adotou o silêncio, deixando o presidente apanhar sozinho dos críticos por ameaça de retirar de Moro a gestão da segurança pública.
Procurado, o Palácio do Planalto informou que não vai comentar.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023