Política

Evilailton José assume Secretaria de Combate ao Racismo do PT

17 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Evilailton José assume Secretaria de Combate ao Racismo do PT]

O próximo Secretário de Combate ao Racismo tem sua trajetória política ligada aos movimentos sociais

Por Mara Silvany/Pernambués Agora

Como forma de fortalecer o combate ao racismo dentro e fora do partido, nesta segunda-feira (16), Evilailton José assumiu a Secretaria de Combate ao Racismo do PT da Bahia. A posse aconteceu no Auditório Nelson Mandela, na Casa do Olodum, no Pelourinho.
Estavam presentes o Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores em Salvador, Ademario Costa, o presidente da Comissão de Reparação e Combate à Intolerância Religiosa da Câmara Municipal de Salvador (CMS), pré-candidato à prefeitura de Salvador, o vereador Moisés Rocha(PT), o vice-líder da oposição na CMS, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), o ex-secretário Raimundo Nascimento que deixa o cargo hoje, além de lideranças dos bairros do Subúrbio, Cidade Baixa, Pernambués, dentre outros.
Representatividade

O novo secretário de combate ao racismo do PT, nos próximos dois anos, tem sua trajetória política ligada aos movimentos sociais, mais especificamente ao movimento estudantil e negro. Evilailton é filiado ao partido desde 1994 e assume o posto no lugar de Raimundo Nascimento.
Ele destacou a importância das candidaturas negras nas próximas eleições e a municipalização da pasta. Também falou sobre a questão racial dentro do partido. “No Partido dos Trabalhadores as coisas parecem ser mais fáceis, mas não é bem assim. Ninguém quer ceder espaço e temos que disputar esses espaços assim como os movimentos LGBTQ+ e as mulheres. Que esse momento não seja apenas para festejar a nossa cisão da disputa eleitoral deste ano, mas de incluir o povo comum em geral", destacou.
O novo secretário salientou a importância de assumir o cargo. “O objetivo é dar uma nova dinâmica ao debate racial dentro do Partido dos Trabalhadores. Acredito que renovamos de uma forma mais aguda porque viemos das ruas", disse.
Vereadores

O vereador Suíca criticou o racismo institucional dentro do partido e citou os primeiros vereadores brancos da Casa. "Edival Passos, Zezéu, Zilton Rocha, Pinheiro, dentre outros, eram todos brancos”, pontuou.
Suíca falou ainda que na época em que Jaques Wagner foi eleito governador da Bahia, os vereadores negros tiveram pouca visibilidade. “Nós só fizemos contribuir porque nós não tivemos espaço em governo nenhum. E volto a dizer que os espaços que o povo negro tem são espaços esvaziados", disse.
O vereador Moisés Rocha agradeceu a presença dos colegas do partido e elogiou o trabalho realizado pelos colegas, além de falar sobre as dificuldades enfrentadas pela bancada do PT na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial dentro da Câmara de Salvador. 
“Tivemos muito trabalho dentro da Casa Legislativa com a bancada evangélica pressionando o prefeito para que não sancionasse. Isso dá dimensão do que tivemos que passar para garantir a aprovação desse estatuto. E tivemos como relatores os vereadores Silvio Humberto e Luiz Carlos Suíca. Foi um estatuto aprovado em total crise”, pontuou.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica]
Política

Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica

19 de Novembro de 2025

Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto

[Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves]
Saúde

Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves

19 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução Mercado Livre

[SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026]
Cultura

SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc]
Bahia

Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo]
Educação

Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo

19 de Novembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem]
Saúde

Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem

18 de Novembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil