PED: eleições pelo diretório do PT acontece neste domingo (08)
07 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Nas eleições municipais, os filiados e filiadas elegerão presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT – Lula Livre
O Partido dos Trabalhadores deu início no mês de julho, ao processo congressual interno. Desde então, debates de chapas, discussão das teses, seminários e muita movimentação nas bases marcaram os dois primeiros meses desse processo. Agora é a hora de decidir, no dia 8 de setembro, acontece as eleições do PED- Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores (PT), é a hora, da militância petista irá às urnas
Nas eleições municipais, os filiados e filiadas elegerão presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT – Lula Livre.
Três quadros devem concorrer ao cargo: Gilmar Santiago, Arnando Lessa e Ademário Costa. Os três representam tendências diferentes do partido.
Da corrente Democracia Socialista, Santiago tenta a reeleição para o posto. Internamente, ele já tem coordenado os trabalhos preparatórios para escolha do candidato que vai concorrer pela sigla nas eleições do ano que vem. Da Construindo um Novo Brasil vem Arnando Lessa, ex-vereador da capital baiana. Já Ademário representa a corrente avante e é coordenador político do mandato de Jorge Solla. A busca no partido, no entanto, é para que não haja bate-chapa e a eleição ocorra apenas com um candidato, evitando a proliferação de dissidências internas.
“Eu tenho uma trajetória do movimento estudantil, da luta popular de massas. Juntos, vamos recolocar o PT de Salvador no caminho de fazer luta social, de colocar o povo na rua, num programa democrático e popular. É a aliança que não só vai eleger o presidente do PT de Salvador, como fortalecer o PT para que o partido apresente uma candidatura própria à Prefeitura de Salvador”, disse Ademário.
Delegados – A eleição do dia 8 é também importante porque é nela que, além da escolha do presidente do principal diretório municipal petista do estado, serão escolhidas as chapas de delegados que vão votar nas eleições do comando do diretório estadual.
Nomeação sem posse
Situação sui generis no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A Corte nomeou para um cargo servidor concursado que ainda não havia tomado posse da vaga. No dia 9, decreto publicado no Diário Oficial da Justiça designou Roque dos Santos Neto para a 5ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da Comarca de Feira de Santana. No dia seguinte, o TJ-BA voltou atrás, anulando a nomeação por perceber que ele não havia sido empossado como subescrivão.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023