Política

PT é o partido com o maior número de diretórios do Brasil

07 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[PT é o partido com o maior número de diretórios do Brasil]

Os mais de 3 mil diretórios correspondem a 91,7% dos núcleos do PT

A ramificação do Partido dos Trabalhadores nos municípios do país é mais uma demonstração de reconhecimento do povo brasileiro pela atuação em defesa de um país mais justo e igualitário.  Um levantamento do portal G1 mostra que o PT é a agremiação brasileira com o maior número de diretórios permanentes. São 3.187. Além das 289 comissões provisórias.

A secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade, avalia que os números mostram a força do partido em todo país. “Passamos pelo golpe contra uma presidenta eleita, pela prisão de Lula, pela eleição de um governo conservador, mas, mesmo com tudo e todos contra nós, conseguimos nos organizar em tantos municípios”, contextualiza.

Os números também ressaltam o caráter democrático do partido. Os mais de 3 mil diretórios correspondem a 91,7% dos núcleos do PT. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que esse nível de organização é mais descentralizado, já que os diretórios podem participar das eleições internas das agremiações.

Sobre isso, Gleide afirma que “um partido só pode se dizer democrático se tiver diretórios, pois essa é a maior expressão da democracia interna”. A secretária lembra ainda que essa sempre foi uma pauta importante para o partido, pois os diretórios são a ferramenta para as pessoas “organizem a vida política em suas cidades” de forma autônoma. “O partido não é moeda  de troca”, complementa.

PED
Ainda de acordo com Gleide, esse número é ainda maior e tende a crescer ainda mais. Isso porque o levantamento mostra apenas aqueles núcleos que já estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e existem muitos municípios onde os diretórios ainda não estão formalizados. Além disso, o PT está em processo de eleições internas e formação de novos diretórios municipais. Nesse sentido, a secretária convoca todos os filiados a participarem desse processo, fortalecendo o partido.

O chamado vai ao encontro da fala da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. Ela ressalta que “a organização do PT em todo Brasil mostra seu vigor e enraizamento na sociedade brasileira. Com o Processos de Eleições Diretas (PED) aumentaremos ainda mais nossos diretórios e também nossa militância, que só vem crescendo”.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica]
Política

Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica

19 de Novembro de 2025

Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto

[Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves]
Saúde

Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves

19 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução Mercado Livre

[SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026]
Cultura

SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc]
Bahia

Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo]
Educação

Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo

19 de Novembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem]
Saúde

Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem

18 de Novembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil