Política

Comissão conjunta na AL-BA aprova empréstimo de Rui Costa; oposição vota contra

27 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
[Comissão conjunta na AL-BA aprova empréstimo de Rui Costa; oposição vota contra]

A proposta foi aprovada, com os cinco votos contrários da oposição, e agora vai seguir para o plenário da Casa.

O pedido de empréstimo de US$ 40 milhões feito pelo governador Rui Costa (PT) foi debatido e analisado na manhã desta terça-feira (27), durante reunião conjunta de quatro comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Por 24 votos a 5, a proposta foi aprovada.
O pedido de empréstimo foi debatido pelas comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A proposta foi aprovada, com os cinco votos contrários da oposição, e agora vai seguir para o plenário da Casa.
Ainda na tarde desta terça -feira possivelmente seria votado o empréstimo, mas até o momento durante sessão,  os deputados não iniciaram o ato.
Deputados da oposição criticaram a aprovação do pedido. O deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da oposição, lembra que, em 2013, o governo realizou uma operação de crédito no valor de US$ 45,2 milhões ara aplicar no Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), mesmo objetivo do novo pedido de empréstimo. “Este não é o primeiro empréstimo para o Profisco. O que estamos vendo é o governador endividando a Bahia sem ter condições de pagar. O tamanho do buraco da Bahia é G, e já caminhando para GG”, critica.
O deputado Tiago Correia (PSDB) enfatizou que a oposição é contra pedidos de empréstimos, mas ponderou que, no caso da Bahia, uma nova operação de crédito é “uma irresponsabilidade do governador com as finanças do estado”. “Não somos contra empréstimo. É antecipação de investimento, instrumento importante na gestão pública. Mas não dá para fazer o que Rui vem fazendo, parece que ele sente que não vai fazer sucessor e quer deixar um rombo. Quem vai pagar essa conta é a população”.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação