“É para rir ou para chorar? ”, questiona Suíca e Marcelo Carvalho em relação a Reforma da Previdência
22 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto já tramita no Senado
“É para rir ou para chorar”? Foi com essa música de Gabriel O Pensador que iniciou o programa ‘Cidade em Movimento’, da Rádio 100, na última quarta-feira (21), em alusão a Reforma da Previdência. De acordo com o entrevistado, Doutor Marcelo Carvalho, a Reforma da Previdência vai prejudicar os trabalhadores e não trará nenhum tipo de economia para o país já que o discurso, tal qual foi o da Reforma Trabalhista era o crescimento do país e gerar emprego: “O país cresceu? Foi gerado emprego com a Reforma Trabalhista? Todos nós sabemos que não. A da Previdência parte desta mesma premissa”, afirmou. Na entrevista a seguir, o doutor Marcelo esclarece as dúvidas dos ouvintes; acompanhe:
Ouvinte: Tenho 30 anos de idade e 12 anos de contribuição. De acordo com a nova regra, com quantos anos eu me aposento com 100% do que eu tenho para receber?
Marcelo Carvalho: Para responder essa questão, é preciso entender a regra atual que ainda está em vigor. Na regra atual, existem duas aposentadorias, a por idade de 65 anos de idade e 35 anos de contribuição para homens e 60 anos para mulheres, sendo 35 anos de contribuição. Na nova regra, pelo que se verifica, a idade vai aumentar. Hoje não há idade mínima, na nova regra vai ser 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Valor do benefício, hoje o cálculo é feito desde 1994 até a última contribuição, faz um cálculo e acha uma média e daí se aplica a alíquota. Essa média, na nova regra vai pegar todas as contribuições, somar tudo, achar uma média e desta média, não vai se achar um 100%, vai ser apenas 60%. Para você conseguir os 100%, você deve trabalhar por 40 anos e não mais por 35.
OV: Tenho 54 anos de idade e 31 anos de contribuição. Pela lei atual, com 35 de contribuição eu já me aposentaria. Essa idade continua com a reforma?
MC: Na regra atual, faltariam apenas 4 anos, na nova negra, você vai cair na fase de transição. O que vai acontecer? Na regra atual, você com 35 anos de contribuição e 55 anos de idade, você se aposentaria por tempo de contribuição com a incidência do fator previdenciário, ou seja, você não teria o benefício no valor integral. Na nova reforma, você vai ter que trabalhar até atingir os 40 anos de contribuição e esperar atingir a idade mínima de 65 an
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023