Gilmar Mendes ordena soltura de dois presos da Lava Jato do Rio de Janeiro
21 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
Conforme o MPF, contas de empresas fantasmas recebiam dinheiro lavado tanto em depósitos em cheques quanto por meio de quitação de boletos.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a soltura de mais dois presos da Lava Jato do Rio de Janeiro, de acordo com O Globo.
Júlio César Pinto de Andrade e Paulo César Pereira Barreto foram detidos por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio.
Funcionário do Bradesco, Júlio César foi preso em maio deste ano, após ser acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de atuar como braço de um esquema que, segundo as investigações, criou uma “verdadeira máquina de dinheiro”.
Conforme o MPF, contas de empresas fantasmas recebiam dinheiro lavado tanto em depósitos em cheques quanto por meio de quitação de boletos. O montante era transportado e tinha como destino final uma organização criminosa, fora da instituição bancária, da qual participavam doleiros.
Já Paulo César, ex-executivo do Banco Paulista, “operava para terceiros, agindo como um agenciador, e realizou diversas operações de compra e venda de dólares com os doleiros”, apontou o Ministério Público Federal.
Em sua decisão, Gilmar pontuou que os fatos que levaram à prisão preventiva são antigos e que, como não se trata ainda de execução da pena, ambos poderiam ser soltos.O ministro determinou ainda pagamento de fiança de R$ 200 mil para cada um. Além disso, os dois não podem manter contato com outros investigados, estão proibidos de deixar o país e devem entregar o passaporte.
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023