Bolsonaro não consultou Defesa e Justiça para decretos de armas
01 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora![Bolsonaro não consultou Defesa e Justiça para decretos de armas [Bolsonaro não consultou Defesa e Justiça para decretos de armas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/225026/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Em maio, o governo já não havia esperado pareceres jurídicos da Justiça e da Defesa para assinar o decreto sobre o assunto, mas as pastas participaram das discussões.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) não consultou os ministérios da Justiça e da Defesa antes de editar, na semana passada, quatro novos decretos que flexibilizam o porte e a posse de armas de fogo optou só por uma costura política com Legislativo e Judiciário. Ainda assim, ao lado de especialistas, parlamentares apontam inconstitucionalidade nas novas normas.
Em maio, o governo já não havia esperado pareceres jurídicos da Justiça e da Defesa para assinar o decreto sobre o assunto, mas as pastas participaram das discussões. Desta vez, os ministérios tiveram suas análises dispensadas. As tratativas envolveram o Congresso num primeiro momento e, depois, houve reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.
A Casa Civil disse que “não houve alteração normativa, conservando os textos anteriores”, o que tornaria a análise por parte dos ministérios setoriais “despicienda”, ou seja, irrelevante. Afirmou ainda que, como a coordenação política e as tratativas com os outros poderes estavam com a Casa Civil, a opção foi manter a questão nessa pasta.
As tratativas políticas começaram após sinalizações de que os parlamentares enterrariam os decretos. O Senado havia aprovado, na semana anterior, a derrubada dos textos de maio. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), alertou que os textos teriam o mesmo destino na Casa. O governo entendeu por bem editar novos decretos, com alguns recuos, e submeter um projeto de lei tratando do tema mais controverso, o porte de armas.
Costurado o acordo, o ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, foi então acionado para evitar um “incêndio” na relação com o STF, que, dali a dois dias, julgaria ações sobre o tema e poderia impor uma nova derrota. Havia receio de que os ministros entendessem que o Planalto estava “contornando” a Corte. O governo decidiu então adiantar a estratégia traçada para o Congresso a Toffoli, que acabou retirando os processos da pauta. Mendonça afirmou que o órgão tem segurança sobre a constitucionalidade dos atuais decretos.
Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem [Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237744/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem
20 de Maio de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
![Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar [Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237743/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar
20 de Maio de 2025Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
![Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física [Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237742/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física
14 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023