Política

Suíca defende candidatura negra para Salvador e rebate Bolsonaro: "Temos orgulho de nossas origens”

06 de Junho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Suíca defende candidatura negra para Salvador e rebate Bolsonaro:

Para o edil, a fala do político foi mais uma infelicidade dele nesses pouco mais de cinco meses de governo

O vereador e vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), voltou a defender uma candidatura negra para a prefeitura da capital nas eleições de 2020. Após debate nesta segunda-feira (3), em programa na TV, o petista disse que fará de tudo para que seu partido tenha nomes para pleitear o cargo maior do Executivo da primeira capital do Brasil. Suíca também rebateu o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que disse que “o PT gosta de pobre”. Para o edil, a fala do político foi mais uma infelicidade dele nesses pouco mais de cinco meses de governo. “Temos orgulho de nossas origens, e se o PT gosta de pobre tem que reforçar isso ainda mais indo para o lado dos movimentos sociais e do povo que tem sido rechaçado por esse governo retrógrado. Por isso que precisamos de uma candidatura que tenha a cara do povo, que represente o povo e que ele se sinta representado”.

 

Durante o debate na televisão, Suíca recebeu a coordenadora da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Nairobi Aguiar, a jornalista Luciene Reis, o vereador Moises Rocha (PT) e os presidentes dos blocos afros, Vovô do Ilê (Ilê Aiyê) e João Jorge (Olodum). Para Nairobi, “pensar em uma candidatura negra em Salvador, seja ela masculina ou feminina, é pensar de que forma que o negro foi constituído a sua representação e representatividade”. Ela diz que para além de representatividade, “uma pessoa negra em uma condição de gestão interfere no imaginário social”. Já Reis, usou como exemplo a votação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara para defender a igualdade. “Duas coisas ficaram evidentes no processo [votação], o avanço que o movimento negro tem feito na cidade na perspectiva de falar sobre os dados de desigualdade. O segundo ponto é que não estávamos disputando apenas um estatuto, era uma disputa de poder”.

 

Para Vovô do Ilê, é preciso utilizar a força do povo negro no processo de disputa para ter uma candidatura negra. “Nós precisamos de parar de cobrança que normalmente não é feita a outros candidatos brancos e quando deslumbra uma candidatura negra vem uma série de exigências. Essa reparação já passou da hora”. João Jorge também defendeu o processo. “Candomblé, capoeira, blocos afros e afoxé, mulheres negras. Nós temos 82,7% da população descendente de africanos. Salvador é umas das 100 maiores cidades de população negra no mundo. E é a única que se dá ao luxo de não ser governada por uma prefeita ou prefeito negro”, salienta. O vereador Moises aponta para o processo de desigualdade que vive o país e usa a história para fundamentar sua posição. “O único prefeito negro que tivemos foi de agosto 78 a abril de 79 - que foi Edvaldo Brito. Elegemos uma maioria de vereadores, deputados e não conseguimos ter candidato a prefeito da cidade”.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica]
Política

Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica

19 de Novembro de 2025

Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto

[Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves]
Saúde

Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves

19 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução Mercado Livre

[SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026]
Cultura

SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc]
Bahia

Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo]
Educação

Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo

19 de Novembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem]
Saúde

Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem

18 de Novembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil