Suíca rebate deputado bolsonarista que chamou a Bahia de “lixo”: “Respeite o berço da Independência”
25 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
De acordo com o petista, “os políticos que atuam contra o Nordeste, que odeiam baianos e nordestinos, têm que ser marcados na história como conspiradores”
O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), soltou o verbo ao rebater o deputado bolsonarista, líder do PSL na Câmara Federal, Delegado Waldir (GO), que chamou a Bahia de “lixo” esta semana. Para o edil, falta conhecimento de história, de ética e de civilidade para os defensores ‘ferrenhos’ do governo de Jair Bolsonaro (PSL). “Tem que respeitar o berço da Independência do Brasil. Ao menos 10 revoltas, que aconteceram aqui na Bahia, culminaram com ações nacionais, de interesse de todos os brasileiros. No dia 2 de julho, comemoramos a Independência da Bahia. Este estado, foi um dos mais combativos da história do Brasil, desde o período colonial. Somos de luta!”, descreve Suíca.
De acordo com o petista, “os políticos que atuam contra o Nordeste, que odeiam baianos e nordestinos, têm que ser marcados na história como conspiradores”. O vice-líder da oposição lembra que foi em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que começou as batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822. “Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na proclamação de Dom Pedro I como imperador. Isso sem contar nas belezas naturais que só aqui têm. Temos um litoral belíssimo, com praias paradisíacas, uma das mais lindas chapadas, a Chapada Diamantina, uma das maiores reservas de água do país. Cultura popular explosiva, intelectuais e músicos que nunca foram superados”, completa.
Para Suíca, a ideia de desmerecer a Bahia é também um pouco de “inveja”. Ele aponta que foi no estado baiano que Bolsonaro teve suas maiores derrotas. “No primeiro turno perdeu com pouco mais de 23%, e no segundo foi de lavada. Bolsonaro teve 27% e Haddad mais de 72% dos votos válidos. E não venha falar do PT não, que aqui foi onde mais reduzimos a pobreza, até mais que o Brasil, proporcionalmente falando. Então, é bom respeitar a história. É fundamental respeitar as pessoas, o povo, mas os políticos ligados a Bolsonaro não sabem disso, só entendem de laranjal. Enquanto fazem fumaça, o Queiroz segue sumido. E nós seguimos no meio do caos governamental que essa turma colocou o país”, finaliza.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023