Política

” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela”, diz Suíca ao rebater posicionamento de Cátia Rodrigues.

22 de Maio de 2019 - Mara Silvany e Evilasio Sacramento
[” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela”, diz Suíca ao rebater posicionamento de Cátia Rodrigues.]

Vereadora do PSH afirma que projeto é inconstitucional

Em sessão ordinária na CMS, nesta quarta-feira, a vereadora Cátia Rodrigues (PSH), criticou o projeto do Estatuto da Igualdade Racial que tramita na casa há tempo. Em seu discurso, ela diz que projeto apenas contempla os negros de religião de matriz africana e que, por sua vez, acaba esquecendo dos negros de outras religiões, inclusive os ateus. 
“Esse projeto fatia a raça negra. Ele dar privilégios aos negros de matriz africana. Os outros não serão contemplados. Eu nunca vi um racismo maior dentro do próprio estatuto. Isso rasga a constituição. Sou a favor do estatuto desde que contemple os negros de todas as religiões”, afirma Cátia Rodrigues.
O vereador Luíz Carlos Suíca (PT) que faz parte da Comissão de reparação da CMS, rebateu o posicionamento da edil e disse que é preciso voltar a história para entender o motivo desses negros serem contemplados: “O estatuto é o instrumento que vai favorecer a cidade. Não é um estatuto de um grupo de espírita e nem um grupo de candomblé. A gente precisa retificar a história. Precisa saber qual a religião que foi privilegiada e a que foi perseguida. Qual o povo que sofreu perseguição, que saiu da África em péssimas condições para sofrer aqui no Brasil?” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela. Fazer esse tipo de discurso quando for pedir voto ao negro que está la sofrendo. Quem é que morre mais? É ele que está na beira da miséria. É muito fácil discursar, agora esse estatuto precisa ser aprovado e o prefeito ACM Neto, quando receber esse estatuto, possa melhorar o estatuto para colocar fundo, dinheiro e reconhecer que os 70% dos votos que ele teve nessa cidade, foi a maior parte, do povo negro”, concluiu. 
A votação que estava marcada para hoje, foi adiada a pedido do vereador da bancada evangélica Luíz Carlos (PRB) para a próxima semana. Alguns vereadores foram contra o adiamento.

foto: Mara Silvany

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação