Política

“Somos mais de três décadas de luta histórica e do sonho da terra prometida”, diz Suíca em homenagem ao aniversário de 35 anos do MST

22 de Janeiro de 2019 - Redação Pernambués agora
[“Somos mais de três décadas de luta histórica e do sonho da terra prometida”, diz Suíca em homenagem ao aniversário de 35 anos do MST]

Hoje, o movimento está presente em 24 estados e em assentamentos da reforma agrária que somam mais de 350 mil famílias

Em 21 de janeiro de 1984, o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cascavel (PR), reunia centenas de representantes de camponeses, sindicatos rurais e movimentos sociais do campo, com apoio da Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao final do encontro, foi criado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que em pouco tempo viria a se tornar uma das mais importantes organizações sociais do país, com reconhecimento internacional.

O encontro decidiu que o MST deveria lutar pela terra, pela reforma agrária e por mudanças sociais no país. O novo movimento absorveria a experiência histórica das Ligas Camponesas e do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Master), que levantaram a bandeira da reforma agrária antes do golpe de 1964.

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) destacou, nesta segunda-feira (21/01), em suas redes sociais o aniversário de 35 anos da militância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O edil sempre defende o direito de grupos que se organizam para lutar por conquistas e o direito dos trabalhadores, e com o MST não foi diferente.
Ao site Pernambués Agora o petista falou sobre a história do movimento e disse, “Defendo o direito de todos os grupos organizados se manifestarem”, disse.
Ainda conforme o edil, a posição do MST sempre foi decisiva para direcionar outros movimentos sociais e sindicais. Suíca volta a defender a união dos grupos de esquerda no país para apoiar o povo trabalhador. O vereador também ressaltou a importância da reforma agrária popular, da luta contra a opressão do agronegócio.

Nas redes sociais o edil publicou:  “Somos trabalhadores rurais debaixo de sol conquistando um espaço, fazendo justiça nesse país tão desigual. Somos sustento das nossas famílias, sustento da terra ainda sem frutos e da ideologia dos justos. Somos a reforma agrária tão prometida e pouco respeitada. Somos mais de três décadas de luta histórica de quem se alimenta do sonho da terra prometida”.

Ainda dobre a história:

O MST participaria ativamente da luta pela redemocratização e pela conquista de direitos sociais. A entidade aliou sua plataforma à organização de acampamentos de camponeses nas rodovias, a exemplo do que havia ocorrido na Encruzilhada Natalino (RS), em 1980. Passou também a ocupar áreas vazias em latifúndios improdutivos e terras que passavam por processos de desapropriação. Essas táticas deram grande visibilidade ao movimento e à causa da reforma agrária.
Inicialmente mais forte na região Sul, o MST expandiu-se pelo país. Hoje, o movimento está presente em 24 estados e em assentamentos da reforma agrária que somam mais de 350 mil famílias.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica]
Política

Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica

19 de Novembro de 2025

Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto

[Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves]
Saúde

Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves

19 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução Mercado Livre

[SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026]
Cultura

SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc]
Bahia

Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo]
Educação

Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo

19 de Novembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem]
Saúde

Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem

18 de Novembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil