Defesa de Lula vai alegar que Moro não tem competência para julgar caso
14 de Janeiro de 2018 - Redação Piatã
A tese se sustenta no fato de Moro teria admitido que Triplex não tem a ver com a Petrobrás e então não lhe compete julgar este caso.
Para o julgamento no próximo dia 24, a defesa de Lula passou os últimos dias definindo a linha de argumentação que vai apresentar no julgamento do ex-presidente no TRF-4. Segundo a coluna Painel, o juiz Sergio Moro será um dos alvos de ataques dos advogados do petista.
O ex-presidente será julgado no caso do tríplex na segunda instância, que pode confirmar ou reverter a condenação da primeira instância efetuada por Moro. Se Lula for condenado pelo TRF-4, fica inelegível para 2018, devido à Lei da Ficha Limpa. Ele pode, porém, se manter na disputa eleitoral deste ano por meio de recursos. Na estratégia para que a condenação não ocorra, a defesa do pré-candidato deram indicações de que devem reafirmar que Moro não tinha competência para julgar o caso. A tese contra o juiz é baseada na alegação de que, ao admitir que o tríplex supostamente reformado para Lula não tem vínculo com contratos da Petrobras, o magistrado abriu uma avenida para a acusação de que não era juiz natural do caso.
A defesa de Lula se sustenta no trecho de uma resposta de Moro, de julho de 2017, a questionamento sobre a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesse processo. O caso tem tramitado em tempo recorde no tribunal. Foram 42 dias entre a condenação de Lula e o início da tramitação do recurso na segunda instância. O relator Gebran Neto, por exemplo, levou 36 dias úteis para finalizar seu voto. Na média, os processos demoraram 102 dias desde a conclusão do voto.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023