Política

Jurista comenta a anulação da votação do processo de impeachment de Dilma

09 de Maio de 2016 - Maíra Lima

Especialista ressaltou que não consegue visualizar crime de responsabilidade na condução indicada na peça de acusação contra Dilma.

augusto_vasconcelos

Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, advogado, professor universitário. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania (UCSal) e Especialista em Direito do Estado (UFBA)

Durante entrevista na tarde desta segunda-feira, 09, no programa Além da Notícia, apresentado por Roque Santos, na Rádio Sucesso FM (93,1), o advogado e especialista em Direito do Estado, Augusto Vasconcelos, comentou a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, que anulou o processo de admissibilidade do impeachment da presidente da República, que foi aprovado pela Casa, no dia 17 de abril. Na ocasião, o especialista citou a votação do processo na Câmara, pelo presidente afastado, Eduardo Cunha, que agiu de forma parcial e aberta contra a presidente e ressaltou que não consegue visualizar crime de responsabilidade na condução indicada na peça de acusação contra Dilma. “De maneira bem sincera e honesta intelectualmente, do ponto de vista constitucional o crime de responsabilidade é violação de leis orçamentárias. A constituição estipula três leis orçamentárias; o Plano Plurianual, a Lei das Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, nenhuma três leis nas peças de acusação é acusada de ter violada”, disse. Vasconcelos disse ainda, que o processo de impeachment tem que ser utilizado com o máximo de cautela possível. O jurista lembrou também, que a presidente não está sofrendo processo de impeachment, o que está ocorrendo é a fase de admissibilidade de abertura do processo. Vale lembrar que o Senado votaria nesta quarta-feira para a abertura do processo de impeachment. Vasconcelos destacou que agora, com a decisão do atual presidente da Câmara, é possível que o presidente do Senado, Renan Calheiros, suspenda a votação. Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, advogado, professor universitário. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania (UCSal) e Especialista em Direito do Estado (UFBA) Confira o áudio da entrevista na íntegra: [audio mp3="http://bahianoar.com/wp-content/uploads/2016/05/bahianoar_censura-augusto-vasconcelos-part.01.mp3"][/audio] [audio mp3="http://bahianoar.com/wp-content/uploads/2016/05/bahianoar_censura-augusto-vasconcelos-part.02.mp3"][/audio]

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung