Mundo

OMS alerta que suspensão de recursos dos EUA pode tornar o HIV uma "ameaça global"

31 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[OMS alerta que suspensão de recursos dos EUA pode tornar o HIV uma

Foto: Arquivo / Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou grande preocupação com a decisão dos Estados Unidos de suspender recursos para programas de combate ao HIV, alertando que isso pode representar uma "ameaça global". Essa mudança de política foi anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, e tem gerado repercussões no combate à AIDS.

Segundo a OMS, os cortes podem comprometer programas essenciais de tratamento contra o HIV, especialmente em países de baixa e média renda, onde mais de 30 milhões de vidas estão sendo salvas por essas iniciativas. A organização descreveu a decisão como um "retrocesso" que pode colocar em risco décadas de progresso na luta contra o HIV.

A OMS pediu ao governo dos EUA que permita isenções adicionais para garantir a continuidade dos tratamentos essenciais. O PEPFAR (Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para a Luta contra HIV/Aids) é um dos principais programas afetados, sendo responsável por financiar iniciativas em mais de 50 países.

Especialistas, como o infectologista Julio Croda, alertaram que a saída dos EUA do financiamento internacional pode afetar gravemente as operações da OMS.
 

Comentários

Outras Notícias