China muda forma de divulgação de dados diários de covid antes de pico do surto
26 de Dezembro de 2022 - Agência Brasil
A autoridade central de saúde da China parou de publicar dados diários de covid-19, encerrando um esforço de três anos que atraiu críticas crescentes por subnotificar maciçamente o aumento de infecções que agora varre o país.
Em anúncio feito neste domingo (25), a Comissão Nacional de Saúde da China disse que não emitiria mais seu relatório diário sobre infecções e mortes pela doença. Em vez disso, as informações passarão a ser publicadas pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças para referência e pesquisa, afirmou, sem fornecer mais informações. No mais recente relatório diário de ontem, sábado (24), a entidade disse que ocorreram pouco mais de 4.100 casos transmitidos localmente registrados no dia anterior e nenhuma morte.
As dúvidas sobre a o grau de confiabilidade dos dados fornecidos pela China não são recentes. Há, porém, um abismo cada vez maior entre números oficiais e as evidências de um número mais expressivo de infecções. Hospitais e crematórios estão lotados, enquanto as farmácias em diversidades grandes cidades ficaram sem remédios para febre e resfriado à medida que as pessoas adoecem, informou o The Wall Street Journal.
"A China não tem dados confiáveis para relatar", disse o epidemiologista da Universidade de Hong Kong, Ben Cowling, apontando para a decisão de Pequim neste mês de interromper os testes generalizados para o vírus. A falta de dados significa que as autoridades não podem prever com precisão quando as infecções atingirão o pico, o que prejudicaria a capacidade de elaborar medidas apropriadas em resposta, afirmou.
Comentários
Outras Notícias
Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador
10 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Redes sociais
Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca
10 de Abril de 2026Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Vasco TV
Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador
09 de Abril de 2026Foto: Ascom/Semob
Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada
09 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023