Mundo

Rússia e Ucrânia têm avançado nas negociações rumo a um possível acordo de paz

15 de Março de 2022 - Revista Fórum
[Rússia e Ucrânia têm avançado nas negociações rumo a um possível acordo de paz]

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu nesta terça-feira (15) que o país entendeu que não poderá entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após conversas com países-membros da organização militar diante da guerra com a Rússia

O possível ingresso ucraniano na Otan é uma das motivações para a invasão russa por contrariar acordos que foram feitos nos anos 90 sobre a não expansão para o Leste Europeu.

“A Ucrânia não será membro da Otan, nós entendemos isso. Ouvimos por anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podemos entrar [na Otan]. É a verdade e isso precisa ser reconhecido”, afirmou Zelensky em videoconferência com líderes da Força Expedicionária Conjunta, aliança militar de países europeus encabeçada pelo Reino Unido.

Apesar de sinalizar uma não-adesão à Otan, o presidente ucraniano pediu maior apoio dos europeus para o financiamento militar do país. "Se não podemos entrar pela porta aberta, devemos cooperar com as comunidades que nos protegerão e nos darão garantias", disse.

Zelensky ressaltou que ainda é possível frear a operação militar russa na Ucrânia. No sábado, o mandatário ucraniano disse que já estava pronto para conversar com a Rússia. No domingo, vieram novos acenos sobre um possível acordo de paz. 

"Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição, a Rússia agora entende isso. [Mas] a Rússia já está começando a falar de forma construtiva. Nossas demandas são o fim da guerra e a retirada das tropas. Vejo um entendimento e há um diálogo", declarou o ministro ucraniano Mikhailo Podoliako, que participa da mesa de negociação com os russos.

A Rússia defende que a Ucrânia se estabeleça como um estado neutro, sem que o país ingresse em nenhum bloco militar.


Foto: Reprodução/Twitter

Comentários

Outras Notícias

[Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026]
Política

Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026

07 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço]
Fofoca

Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço

07 de Outubro de 2026

Foto: TV Globo

[ Das telas às urnas: famosos e influenciadores conquistam mandatos em 2026]
Política

Das telas às urnas: famosos e influenciadores conquistam mandatos em 2026

07 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[Jerônimo vence em 376 cidades da Bahia e garante reeleição no primeiro turno]
Política

Jerônimo vence em 376 cidades da Bahia e garante reeleição no primeiro turno

07 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Ufba lidera instituições baianas em ranking internacional; Uesc, Uefs e Uesb também aparecem]
Educação

Ufba lidera instituições baianas em ranking internacional; Uesc, Uefs e Uesb também aparecem

05 de Outubro de 2026

Foto Montagem: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

[Conversas apreendidas pela PF mostram pedido de Ronaldo a Vorcaro por crédito para o Cruzeiro]
Justiça

Conversas apreendidas pela PF mostram pedido de Ronaldo a Vorcaro por crédito para o Cruzeiro

05 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação