Incêndios: autoridades australianas pedem retirada de 240 mil pessoas
10 de Janeiro de 2020 - Agência Brasil
As autoridades australianas enviaram nesta sexta-feira (10) mensagens de texto a cerca de 240 mil pessoas pedindo que se retirem de várias áreas ameaçadas pelos incêndios florestais no estado de Victoria, que está em estado de emergência
As temperaturas estão em torno de 40 graus em várias partes da Austrália. A expectativa é que durante a noite as condições meteorológicas no sudeste do país piorem, aumentando os incêndios numa região onde já morreram mais de uma dezena de pessoas e onde foram destruídas pelo menos 500 casas.
Segundo o Instituto de Meteorologia australiano, uma frente fria deve chegar ao centro e à costa leste de Victoria, com ventos de até 90 quilômetros (km) por hora.
Em Victoria, estado que, em fevereiro de 2009, viveu o pior incêndio da história da Austrália, quando morreram 173 pessoas, foram hoje emitidos seis alertas de emergência e três de evacuação antes do início da noite.
No estado de Nova Gales do Sul, cerca de 3.300 bombeiros combatem 137 focos de incêndios, dos quais 66 são considerados fora de controle.
A mudança dos ventos provenientes do Sul, que poderá agravar o fogo em várias áreas, colocou em risco a região alpina, próxima a Victoria, bem como a cidade de Coonabarabran, a 459 km a oeste de Sydney, onde há um grande telescópio astronômico.
Nas cidades de Tumut e Tumbarumba, 411 quilómetros a sudoeste de Sydney, “alguns focos estão se unindo”, alertou o comandante dos bombeiros de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons. Segundo ele, “no final do dia haverá focos de incêndios que se vão se juntar e criar grandes problemas”.
Desde o início dos incêndios na Austrália, em setembro passado, já morreram 26 pessoas, mais de 2 mil casas foram queimadas e uma área equivalente à da Irlanda foi destruída. Além disso, estima-se que mais de 1 bilhão de animais selvagens tenham morrido.
Comentários
Outras Notícias
Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026
29 de Maio de 2026Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei
Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador
29 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia
29 de Maio de 2026Foto: Reprodução / Agersa
Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026
29 de Maio de 2026Foto: Jefferson Peixoto / PMS
“Greve começa e não sabe quando termina, cidades podem virar aterros a céu aberto”, diz Suíca sobre PL dos garis e margaridas
27 de Maio de 2026Sindicalista confirma greve dos garis e margaridas até Senado apreciar PL | FOTO: Divulgação |
Governo da Bahia abre licitação para ampliar UTIs e centro cirúrgico do Hospital da Mulher
27 de Maio de 2026Foto: Antonio Queirós / GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023