Mundo

Venezuela anuncia reabertura da fronteiras com Brasil e Aruba

11 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Venezuela anuncia reabertura da fronteiras com Brasil e Aruba]

A Venezuela anunciou nesta sexta-feira, 10, a reabertura de sua fronteira terrestre com o Brasil e a fronteira marítima com Aruba

A Venezuela anunciou nesta sexta-feira, 10, a reabertura de sua fronteira terrestre com o Brasil e a fronteira marítima com Aruba, fechadas desde fevereiro antes da tentativa da oposição de entrar com ajuda humanitária no país, informou o vice-presidente de Economia, Tareck El Aissami.
"As fronteiras com o Brasil e Aruba são mais uma vez restauradas", disse El Aissami na televisão estatal, destacando, no entanto, que as fronteiras com a Colômbia e as outras Antilhas Holandesas permanecerão fechadas.
Apesar de a divisa com a Colômbia permanecer oficialmente fechada, diariamente milhares de venezuelanos continuam se deslocando para o país vizinho por meio de rotas ilegais, conhecidas como "trochas", para driblar as dificuldades da crise econômica no país socialista.
El Aissami esclareceu que as fronteiras com Bonaire e Curaçao não serão reabertas "até que os dois países acabem com as hostilidades" em relação ao governo de Nicolás Maduro.
Maduro havia ordenado o fechamento total dos limites terrestres com o Brasil e a Colômbia e dos marítimos e aéreos com as Antilhas holandesas em fevereiro, dias antes da tentativa da oposição de levar ajuda humanitária - com apoio dos EUA - aos venezuelanos.
El Aissami afirmou que Caracas precisou tomar essa medida para evitar uma "tentativa de violação da soberania nacional" da Venezuela, mas ratificou o interesse do governo Maduro de dialogar com os países vivinhos. "Estendemos nossas mãos para o diálogo sincero", completou. (Com agências internacionais).

Comentários

Outras Notícias

[UFBA, Uneb e Bahiana lideram ranking de melhores cursos de Enfermagem na Bahia]
Educação

UFBA, Uneb e Bahiana lideram ranking de melhores cursos de Enfermagem na Bahia

21 de Novembro de 2025

Fotos: Reprodução / Google Street View

[Saulo Fernandes confirma data do ’Saulo Som Sol’ em Salvador para 2026]
Bahia

Saulo Fernandes confirma data do ’Saulo Som Sol’ em Salvador para 2026

21 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Justiça oficializa divórcio entre Belo e Gracyanne Barbosa]
Fofoca

Justiça oficializa divórcio entre Belo e Gracyanne Barbosa

21 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Repescagem mundial da Copa de 2026 tem duelos definidos pela Fifa; veja como ficou]
Esportes

Repescagem mundial da Copa de 2026 tem duelos definidos pela Fifa; veja como ficou

21 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação/Adidas

[Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira]
Economia

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira

20 de Novembro de 2025

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

[Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol]
Brasil

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol

20 de Novembro de 2025

Foto: Agência SP/Divulgação