Mais de 2 bilhões de pessoas não têm saneamento básico, aponta ONU
19 de Março de 2019 - Agência Brasil![Mais de 2 bilhões de pessoas não têm saneamento básico, aponta ONU [Mais de 2 bilhões de pessoas não têm saneamento básico, aponta ONU]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/223980/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Mais de 2 bilhões de pessoas carecem de serviços básicos de saneamento básico no mundo, apontou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento mundial da água
De acordo com o documento, apesar do progresso nos últimos 15 anos, o direito à água potável segura e limpa e ao saneamento é inacessível para grande parte da população mundial.
Em 2015, três em cada 10 pessoas (2,1 bilhões) não tinham acesso a água potável e 4,5 bilhões de pessoas, ou seis em 10, não tinham instalações de saneamento com segurança.
“Se a degradação do meio ambiente e a pressão insustentável sobre os recursos hídricos globais continuarem no ritmo atual, 45% do Produto Interno Bruto global e 40% da produção global de grãos estarão em risco até 2050. Populações pobres e marginalizadas serão afetadas de forma desproporcional, agravando ainda mais as desigualdades”, ressalta o presidente da ONU-Água e presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Gilbert F. Houngbo.
Segundo Houngbo, o documento aponta a necessidade de adaptar abordagens, tanto na política quanto na prática, para abordar as causas da exclusão e da desigualdade.
Cenário global
O relatório informa que metade das pessoas que bebem água de fontes não seguras vive na África. Na África Subsaariana, apenas 24% da população têm acesso a água potável e 28% têm instalações de saneamento básico que não são compartilhadas com outras famílias.
Quase metade das pessoas que bebem água de fontes desprotegidas vive na África Subsaariana, onde o ônus da coleta recai principalmente sobre mulheres e meninas, muito das quais gastam mais de 30 minutos em cada viagem para buscar água. Sem água e saneamento seguro e acessível, essas pessoas provavelmente enfrentarão condições de saúde e de vida precárias, desnutrição e falta de oportunidades de educação e emprego.
As discrepâncias são significativas mesmo dentro dos países, especialmente entre os ricos e os pobres. Nas áreas urbanas, pessoas que vivem em acomodações improvisadas sem água corrente podem pagar de 10 a 20 vezes mais caro que moradores de bairros mais ricos por água de qualidade semelhante ou menor comprada de vendedores ou caminhões-tanque.
Comentários
Outras Notícias
![Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA [Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237738/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA
13 de Maio de 2025Foto: Reprodução / Agência Brasil
![Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027 [Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237737/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027
13 de Maio de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado [Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237736/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado
13 de Maio de 2025Foto: Reprodução/internet
![Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia [Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237735/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia
13 de Maio de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
![Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento [Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237734/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento
12 de Maio de 2025Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
![Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias [Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237733/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias
12 de Maio de 2025Foto: Divulgação / Mounjaro
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023