Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores
05 de Junho de 2024 - Ascom/SEC
Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores / Foto Divulgação
Com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está realizando uma série de encontros formativos, nominados de "Assédio zero e prevenção à violência nas escolas", envolvendo educadores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A iniciativa conta com a parceria do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e das equipes da Ouvidoria e da Corregedoria da SEC.
Nesta semana, professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos NTEs do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul, que abrangem 35 municípios, estão reunidos no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, para discutir o tema e desenvolver estratégias de enfrentamento.
Desde o início do ano letivo, já foram realizados oito encontros, reunindo mais de 800 educadores. “Vamos em equipe aos núcleos para a formação preventiva e orientadora, explicando as diversas formas de violência, apresentando exemplos de casos reais e ouvindo os relatos dos professores e gestores. A proposta é criar uma rede de apoio, fortalecendo o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência nas escolas junto à gestão escolar e a todos os parceiros envolvidos na formação”, explica a ouvidora adjunta da SEC, Kadija Borges.
Durante os encontros, além de abordar a base legal que respalda as ações de prevenção e intervenção, os participantes realizam análises de estudos de casos apresentados. “As questões que envolvem o papel da Ouvidoria e o que é de fato o assédio servem para delinear pontos importantes do nosso cotidiano. Muitas vezes, nos confundimos sobre o que é realmente o assédio. A partir da compreensão da realidade, é possível criar um ambiente muito mais acolhedor”, avalia o coordenador pedagógico do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santa Inês, Marcos Paiva.
O encontro é realizado em duas etapas. No primeiro dia, são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos e realizam trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento das atividades. Até o mês de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023