Justiça

Artesã com vitiligo denuncia preconceito em shopping de Salvador: 'Disse que eu tava contaminando as pessoas

05 de Dezembro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Artesã com vitiligo denuncia preconceito em shopping de Salvador: 'Disse que eu tava contaminando as pessoas]

Artesã fez longo desabafo denunciando situação que aconteceu nesta terça (5) | Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @negralu21

A artesã Luciana Costa, conhecida como Negralu, de 50 anos, expôs nesta terça-feira (5) uma situação de racismo e preconceito que viveu em uma lanchonete no Salvador Shopping, na capital baiana, por ter vitiligo - doença caracterizada pela perda da coloração da pele. Segundo o relato, uma mulher questionou o motivo pelo qual ela "estava na rua, sem estar num tratamento".

Negralu conta, em vídeo, que estava tomando café no estabelecimento quando foi abordada por uma mulher "branca e muito bem vestida". "Ela chegou do meu lado e perguntou o que era que eu estava fazendo na rua, sem estar em um tratamento. Eu disse a ela que não entendi porque ela estava me perguntando isso, e ela disse 'contaminando as pessoas com essa doença, você não vai fazer um tratamento?'", desabafou.

"Eu disse a ela que eu não via o porquê eu precisava fazer um tratamento, porque eu estava feliz com quem eu sou, né? Porque eu não quis fazer tratamento nenhum, sou bem resolvida com meu vitiligo, mas eu também não estou aqui pra estar explicando a ninguém o porquê eu tenho ou o que é vitiligo", disse em vídeo.

Ao BNews, Negralu contou que ninguém a defendeu, somente o garçom do estabelecimento, que disse que a suspeita era "doente".

"Me senti envergonhada pela primeira vez. Tenho vitiligo desde 2006 e, obviamente, por ser uma doença autoimune, eu estou cada dia mais perdendo a minha pigmentação. Eu não posso mais lutar contra isso, só contra o preconceito das pessoas. Estou sofrendo muito, a dor é dilacerante. Não desejo isso pra ninguém. A vontade é de sumir, de evaporar", contou ao site.

O vitiligo é uma manifestação não contagiosa, autoimune e que pode ser causada por diversos fatores. Apesar de ainda não ter uma causa totalmente esclarecida, o surgimento pode estar associado a uma predisposição genética.

Embora não ofereça limitações físicas ou cognitivas, e nem seja transmitida de uma pessoa para outra, a desinformação e o preconceito contribuem para o estigma associado à condição.

Apesar do acontecido, Negralu afirmou que deseja entrar com uma ação contra a mulher, mas que não tem recursos para tal. 

"Eu não tenho problema nenhum em ter vitiligo. Mas quando vocês verem as pessoas na rua não olhem, não julguem, normalizem, por favor. É muito desagradável você entrar no ônibus e todo mundo te olhar. Eu não tenho nada a ver com com sua incapacidade de se instruir e eu não vou ficar ensinando e nem falando a todo mundo. Por favor, eduquem seus filhos a não ter medo das pessoas que têm vitiligo, a não destratar as pessoas que tem vitiligo. Eu não preciso de pena, eu preciso apenas que me olhe com normalização, sabe? Eu sou normal A minha condição é normal. Pode acontecer com qualquer pessoa", relatou.

Comentários

Outras Notícias

[Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]
Justiça

Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / TV Record

[Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]
Bahia

Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças]
Bahia

Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional]
Política

Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional

09 de Fevereiro de 2026

Foto: TV Globo

[Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição]
Bahia

Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição

09 de Fevereiro de 2026

A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais