MEC defende expulsão em Universidade e cobra que alunos respondam legalmente por atos em jogo; entenda
19 de Setembro de 2023 - Redação Pernambués agora
Ministro da Educação condenou a postura dos estudantes que foram gravados seminus simulando masturbação | Bnews - Divulgação Reprodução
O Ministro enfatizou a necessidade de que eless sejam expulsos da instituição de ensino e também destacou seu apoio à ideia de que enfrentem consequências legais pelas suas ações.
"Episódio repugnante, inaceitável, o comportamento de jovens que estão dentro da universidade, que pretendem ser médicos e cuidar das pessoas. Portanto, nós não só repudiamos, mas teremos como fato inaceitável. Logo que tomei conhecimento, minha primeira determinação foi para que o MEC tomasse todas as medidas cabíveis", disse o ministro durante o Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (Jeduca), em São Paulo
O incidente veio à tona no domingo (17) quando um vídeo da situação foi compartilhado nas redes sociais. No entanto, é importante observar que o fato ocorreu no mês de abril durante uma competição universitária. A Polícia Civil está atualmente conduzindo uma investigação sobre o caso.
A Universidade Santo Amaro (Unisa) divulgou em comunicado na noite de segunda-feira (18) que tomou a decisão de expulsar os estudantes de medicina envolvidos, embora não tenha fornecido informações precisas sobre o número exato de alunos que foram desligados da instituição.
Assim que tomou conhecimento de tais fatos, mesmo tendo esses ocorrido fora de dependências da Unisa e sem responsabilidade da mesma sobre tais competições, a Instituição aplicou sua sanção mais severa prevista em regimento", disse a universidade.
Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) repudiou as atitudes do grupo de estudantes. Lembrou que eles são médicos em potencial e que devem ter um comportamento respeitando a ética e o humanismo. "Os fatos relatados são gravíssimos e as imagens falam por si, mostrando claramente que estas pessoas não estão preparadas, neste momento, para o exercício de profissão tão nobre".
A associação também cobrou que as instituições sejam transparentes nas penalidades aplicadas aos alunos. "Da mesma forma, temos a convicção de que o poder público tomará as devidas providências instaurando um processo legal para a apuração dos crimes cometidos e então aplicar as penalidades cabíveis", finalizou a AMB.
Comentários
Outras Notícias
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023