Michelle e Bolsonaro entram na mira da PF por joias sauditas de R$ 16,5 milhões
06 de Março de 2023 - Revista Fórum
As joias foram apreendidas pela Receita Federal no aeroporto internacional de Guarulhos em outubro de 2021 com um integrante da comitiva do Ministério das Minas e Energia.
FOTO: Presidência da República
A pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Polícia Federal (PF) vai abrir inquérito nesta segunda-feira (6) para investigar a tentativa de integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL) de trazer ilegalmente ao Brasil um conjunto de joias no valor de R$ 16,5 milhões que seria um presente do governo da Arábia Saudita a Michelle Bolsonaro.
As joias foram apreendidas pela Receita Federal no aeroporto internacional de Guarulhos em outubro de 2021 com um integrante da comitiva do Ministério das Minas e Energia. O pequeno tesourou não foi declarado como item pessoal e nem como presente para o Estado brasileiro.
Segundo Dino, devem ser investigados os crimes de descaminho, para driblar o pagamento de impostos com pena de 1 a 4 anos de prisão; peculato, que pune com até 12 anos de prisão servidores que se apoderam de bens públicos; e lavagem dinheiro, com pena de até 10 anos de prisão por ocultação de origem ilícita do bem.
A investigação deve levantar todos os detalhes do caso - veja os detalhes da operação de Bolsonaro para retirar joias da Alfândega em SP - e por último ouvir Jair e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama que seria destinatária das joias.
Além dos funcionários da Receita, o ex-ministro Bento Albuquerque, seu ex-auxiliar Marcos Soeiro, que trouxe as peças, e as demais autoridades envolvidas nas tentativas de reaver o conjunto de diamantes também devem ser ouvidas.
Comentários
Outras Notícias
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26
11 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília
11 de Fevereiro de 2026Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho
11 de Fevereiro de 2026Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023