Justiça

Pesquisa aponta que 100% dos mortos pela polícia em Salvador são negros

14 de Dezembro de 2021 - Pernambués Agora com informações do g1
[Pesquisa aponta que 100% dos mortos pela polícia em Salvador são negros]

A Bahia é o estado mais letal da região Nordeste, com 98% de negros entre os mortos pela polícia

Já a capital baiana, registra 100% das pessoas negras mortas pela polícia. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), divulgada nesta terça-feira (14), segundo publicação do portal g1.

Também fica na Bahia a cidade onde a polícia mais mata pessoas negras no país: Santo Antônio de Jesus. No documento, os pesquisadores citam dois casos de grande repercussão midiática que aconteceram nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, no mesmo dia, 8 de junho de 2021.

"Na mesma semana em que Kethlen Romeu foi morta, com seu bebê na barriga, pela polícia do Rio de Janeiro, duas outras mulheres negras também morreram nas mãos dos agentes do estado da Bahia no Curuzu, em Salvador: Maria Célia de Santana, de 73 anos, e Viviane Soares, de 40 anos", diz a pesquisa.

Os pesquisadores lembram também que Viviane Soares era tia de Railan Santos da Silva, de 7 anos, que morreu após ser baleado pela polícia enquanto assistia uma partida de futebol em um campo do bairro. O crime aconteceu sete meses antes dos óbitos das mulheres.

A pesquisa também aponta que a Bahia tem o maior índice de chacinas entre os estados do Nordeste monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança nos últimos dois anos, com 74 registros. O portal g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e aguarda posicionamento do órgão sobre a pesquisa. 

 

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes]
Justiça

STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26]
Fofoca

Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília]
Educação

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

[Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho]
Esportes

Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho

11 de Fevereiro de 2026

Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias

[Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]
Justiça

Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / TV Record

[Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]
Bahia

Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação