Justiça

Temer pode ser solto novamente por dois votos favoráveis

14 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Temer pode ser solto novamente por dois votos favoráveis]

STF pode soltar Temer da Prisão por dois votos

Por dois votos favoráveis na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), feitos na tarde desta terça-feira (14/5), o ex-presidente Michel Temer (MDB), deve ser liberado da prisão preventiva que começou no último dia 9, em São Paulo.
Quatro ministros participam do julgamento, e mesmo em caso de empate, o resultado favorece a soltura de Temer, pelo princípio do Direito Penal “in dubio pro reu” (na dúvida, a favor do réu). O voto da ministra Laurita Vaz aconteceu logo em seguida do voto do ministro Antônio Saldanha Palheiros, que também optou pela soltura do ex-presidente. A ministra concordou que o decreto de prisão original foi incapaz de apontar algum ato de delito recente que justificasse a prisão preventiva.
Assim como o relator do processo, Laurita determinou que mesmo solto, o ex-presidente não pode mudar de endereço, deve entregar o passaporte e também não pode se comunicar com o amigo também preso pelo mesmo processo, coronel João Baptista Lima, amigo de Temer que também está preso.
Durante a votação, a ministra declarou que costuma ser rigorosa no julgamento de casos de corrupção que lesam os cofres públicos, mas afirmou que “essa luta não pode virar caça às bruxas com ancinhos e tachas na mão, buscando culpados sem preocupação com princípios e garantias individuais que foram construídas ao longo de séculos”.
Ainda irão votar os ministros Rogério Schietti e Nefi Cordeiro. O ministro Sebastião Reis Júnior se declarou impedido por já ter prestado serviços à Usina de Angra 3, alvo das investigações que resultaram na prisão de Temer.

Comentários

Outras Notícias

[Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados]
Economia

Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados

19 de Agosto de 2025

Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá

[Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades]
Bahia

Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/TJ-BA

[Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA]
Bahia

Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA

19 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação

[Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos]
Fofoca

Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/redes sociais

[Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana]
Fofoca

Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana

18 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa]
Fofoca

Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa

18 de Agosto de 2025

Fotos: Divulgação | Diamond Films