Suíca representa a CMS no lançamento de Conselho Municipal dos Direitos Humanos em Salvador
20 de Março de 2019 - Redação Pernambués agora
O objetivo do CMDH é promover a eficácia das normas vigentes dos direitos humanos, consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil
Nesta quarta-feira (20), a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), sedia o lançamento do primeiro edital da história para a eleição do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social (CMDH) da capital baiana. O Órgão Colegiado é vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Além da OAB, apenas a Associação Baiana de Imprensa (ABI), e a Câmara Municipal de Salvador (CMS), representada pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Os respectivos citados anteriormente possuíram assentos permanentes no Conselho.
O objetivo do CMDH é promover a eficácia das normas vigentes dos direitos humanos, consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O presidente da Câmara Municipal, Geraldo Jr indicou o vereador Suíca como representante da casa no Conselho Municipal dos Direitos Humanos em Salvador.
O vereador Suíca ressalta a importância do Conselho. “O Conselho é de muita importância porque no momento os direitos humanos estão sendo atacados”, disse que durante a sessão na Câmara Municipal da última terça-feira (19/03) a casa tirou um minuto de silêncio pela morte da Makota Valdina, ícone da luta contra o racismo e intolerância religiosa, como a mãe Stella, o vereador pediu que que a casa suspendesse a sessão para que os vereadores pudessem ir até o sepultamento, “ infelizmente uma outra vereadora no momento pediu também um minuto de silêncio pela morte de um hipopótamo, é muito ruim, e triste”.
O edil informou que os animais são de importância e precisa de cuidados, “ isso não se trata de votos e sim em cuidar das pessoas, e respeitar a religião, respeitar uma figura que foi um marco para a gente alcançar diversas conquistas nesse estado e município. Makota Valdina vai deixar um vácuo muito grande na sociedade, como meu companheiro Edson Conceição da Sindlimp deixou, como mãe Stella deixou, como todos companheiros que deram seu corpo e sua vida para conquistássemos algo, foi muito ruim.
O vereador disse estar feliz e parabenizou o presidente da OAB Fabrício Castro, elogiou o vereador Geraldo Junior e Léo Prates. Foi um prazer ser indicado pelo presidente Geraldo Jr em representar a CMS no conselho, “ gosto muito de trabalhar, adoro trabalhar, Leo Prates me conhece sabe que amo trabalhar. Nesse momento lançamento do edital para o Conselho, e dizer que as cotas estão sendo atacadas, o Conselho está sendo criado, precisamos combater isso em todas as cotas, é difícil e precisamos combater”. Concluiu.
De acordo com Leo Prates, secretário Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, o lançamento efetivo do edital para eleição do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social é um marco histórico, e uma das principais ações no início da gestão. “Para conseguirmos promover as ações sociais, e combater efetivamente à pobreza em nossa cidade, é de fundamental importância o trabalho do CMDH. Por isso, não medimos esforços para lançarmos o edital de eleição do Conselho o quanto antes. A defesa dos Direitos Humanos é uma das nossas prioridades, uma premissa básica da pasta que requer total apoio”, justifica.
Comentários
Outras Notícias
SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval
12 de Fevereiro de 2026A bonificação chegou a estar ameaçada, mas foi mantida após debates do sindicato com as empresas.
SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia
12 de Fevereiro de 2026Foto: André Fofano / Divulgação
Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20
12 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vacina nonavalente contra HPV passa a incluir prevenção de cânceres de cabeça e pescoço
12 de Fevereiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leigh-Anne chega a Salvador e integra programação do Fervo da Lud
12 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Instagram / @leighanepinnock
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023