Justiça

Defesa Civil atualiza lista em Brumadinho: são 276 desaparecidos e 84 mortos

30 de Janeiro de 2019 - Estadão
[Defesa Civil atualiza lista em Brumadinho: são 276 desaparecidos e 84 mortos]

Até o momento, as equipes de resgate contabilizam 84 mortes confirmadas e 276 pessoas desaparecidas após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho

Até o momento, as equipes de resgate contabilizam 84 mortes confirmadas e 276 pessoas desaparecidas após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, na última sexta. 42 vítimas já foram identificadas.  

Na manhã desta terça-feira, cinco engenheiros que atestaram a segurança da barragem foram presos em Minas Gerais e em São Paulo. A Vale anunciou que acabará com todas as barragens construídas com método de Brumadinho. No acesso à cidade, moradores fizeram uma vigília em homenagem às vítimas da tragédia.

 A postura de representantes do governo Jair Bolsonaro após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho não foi bem recebida na iniciativa privada. Confira na Coluna do Broad.
Quem são as vítimas da tragédia em Brumadinho?

Um dia depois de ter cogitado intervir na direção da Vale por conta da tragédia de Brumadinho (MG), o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse ontem que essa hipótese foi descartada. Segundo ele, após avaliações internas no governo, “a conclusão que chegamos foi de que não podemos intervir”. Saiba mais.
O Brasil não tem estrutura para garantir a segurança de todas as barragens em operação em seu território. A Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável pela fiscalização, tem apenas 35 fiscais capacitados para atuar nas 790 barragens de rejeitos de minérios – semelhantes às do Córrego do Feijão, em Brumadinho, e à do Fundão, em Mariana – em todo o País.

Comentários

Outras Notícias