Fofoca

Avenida de Salvador pode se chamar Zezéu Ribeiro

19 de Maio de 2015 - Piatã

Outro projeto municipal prevê mudança da Linha Vermelha se chamar Avenida Milton Santos.

Tramita na Câmara Legislativa de Salvador um projeto que indica ao Governador Rui Costa (PT) a alteração dos nomes das Linhas Vermelha e Azul para Milton Santos e Zezéu Ribeiro, respectivamente. “O objetivo é fazer com que os baianos e soteropolitanos se sintam representados pelos personagens locais que marcaram a história do nosso estado e do nosso país”, defendeu o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) , autor do projeto.

O vereador afirma que o atual nome das vias “se trata de referências preconceituosas às duas avenidas da cidade do Rio de Janeiro, onde o crime e desordem urbana refletem uma imagem que não esperamos nem para a capital fluminense e nem para a nossa Salvador”, acrescenta Suíca.

Outros motivos para a mudança do nome das Avenidae são que, as personalidades foram baianas. Milton Santos era negro, que se graduou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), chegando ao posto de doutorado pela Universidade Strasbourg (França). Com ampla trajetória acadêmica, foi autor do livro “Por uma Outra Globalização” e é considerado a maior referência da geografia no Brasil e um mais dos influentes pensadores no mundo. Já Zezéu Ribeiro foi graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, além de ser militante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Exerceu o mandato de Vereador na cidade do Salvador em três legislaturas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e, em 1998, eleito Deputado Federal pelo mesmo partido. “Um apaixonado pela Bahia”, descreveu a presidente Dilma sobre Zezéu Ribeiro, em momento de luto pela morte do soteropolitano, no mês de fevereiro desse ano.

Comentários

Outras Notícias

[Festival da Primavera celebra Raul Seixas com tributo no Rio Vermelho]
Cultura

Festival da Primavera celebra Raul Seixas com tributo no Rio Vermelho

19 de Setembro de 2025

Foto: Ariel Severino/Divulgação

[Hacker que ameaçou youtuber Felca é preso em operação da Polícia Civil no RS]
Justiça

Hacker que ameaçou youtuber Felca é preso em operação da Polícia Civil no RS

19 de Setembro de 2025

Foto: YouTube

[SBT projeta expansão no esporte e pode disputar Libertadores e Copa do Brasil em 2027]
Esportes

SBT projeta expansão no esporte e pode disputar Libertadores e Copa do Brasil em 2027

19 de Setembro de 2025

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo | Divulgação/SBT | Divulgação/Flamengo

[Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia]
Brasil

Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia

19 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação Agência Brasília

[Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia]
Saúde

Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia

18 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Medicamentos contra anemia aprovados em 2023 ainda não chegaram à rede pública]
Saúde

Medicamentos contra anemia aprovados em 2023 ainda não chegaram à rede pública

18 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde