Fofoca

Em assembleia nesta quinta-feira, Uneb decide se retorna às aulas

16 de Junho de 2011 - Piatã

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vão decidir em assembleia, na manhã desta quinta-feira (16), se encerram a greve iniciada no dia 26 de abril.

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vão decidir em assembleia, na manhã desta quinta-feira (16), se encerram a greve iniciada no dia 26 de abril.

Se votarem pelo fim da paralisação, os docentes devem voltar às salas de aula na próxima segunda.

“O calendário ainda será discutido, mas já existe esta previsão sobre a data do retorno das aulas, caso a greve termine”, disse o diretor da Aduneb (Associação dos docentes da Uneb), Jean Afonso Rêgo.

  Nas Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs) e Santa Cruz (Uesc) já está definido: as aulas serão retomadas no dia 20, já que os professores resolveram encerrar a greve após cerca de dois meses parados.

O movimento tomou a decisão depois da assinatura de um acordo com o governo do Estado na última quarta, na Secretaria de Educação (SEC).

No dia 21, o novo calendário acadêmico das instituições ainda será definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O pró-reitor da Uefs, Rubens Pereira, no entanto, adiantou que os vestibulares não serão afetados.

O próximo ocorre de 10 a 12 de julho.

Já os candidatos aprovados no processo seletivo da Uesc com entrada no 2º semestre, deverão ter novas datas para a matrícula.

Antes da greve, a entrega de documentos estava agendada para o período de 13 a 15 de junho.

O acordo foi assinado também pelos representantes da Estadual do Sudoeste (Uesb), mas os docentes continuam parados.

Porém, por meio de nota, a universidade informou que o vestibular não sofrerá alterações, sendo mantido para os dias 3, 4 e 5 de julho.

Segundo Gean Santana, presidente do Fórum das Associações de Docentes das Estaduais, em todas as instituições, a possibilidade de cancelamento do semestre está praticamente descartada.

"Já passamos por greves mais longas que esta e isso não aconteceu", afirmou.

*Com informações: A Tarde  

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil