Camaçari: Programa oferece mais de 1500 vagas em cursos profissionalizantes
08 de Dezembro de 2011 - PiatãO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinou 1.720 vagas para Camaçari.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional Brasil Sem Miséria, do governo federal, ao qual o Município aderiu com a criação do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari. Na segunda-feira (12/12), acontece uma teleconferência para discutir o funcionamento e a operacionalização do Pronatec na cidade.
De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão (Secin) do Município e coordenador titular do Pronatec em Camaçari, Carlos Silveira, das 1.720 vagas iniciais do orçamento do Pronatec de 2011, 440 vagas serão destinadas para moradores da orla.
Entre os cursos oferecidos para o Município estão o de torneiro mecânico, caldeireiro, alfabetização avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo, pedreiro, fresador mecânico, garçom básico, recepcionista, porteiro e vigia.
A realização da teleconferência, em local ainda a ser definido, irá tratar também de questões referentes ao Sistec/MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação (MEC). A partir deste encontro, será construído o calendário do Pronatec, a exemplo de informações sobre inscrição, matrícula, início das aulas, entre outros.
Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a teleconferência contará com a presença de representantes das secretarias envolvidas no programa, como a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), Seduc (Secretaria da Educação), Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) e da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).
Além disso, estarão presentes também representantes do Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e IFBaiano (Instituto Federal Baiano), instituições que irão ofertar os cursos.
Comentários
Outras Notícias
Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Shutterstock
Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Agência Brasil
Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste
09 de Março de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia
09 de Março de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime
08 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula
08 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023