Fofoca

O Boticário desiste de fábrica em Camaçari: terreno doado pelo Estado está em litígio

03 de Abril de 2012 - Piatã

Segundo a Associação, o espaço de 140 milhões de metros quadrados oferecidos era de posses de proutores rurais desde 2002. A fábrica deve ser instalada em Candeias, 30 km de Camçari.

A fábrica da O Boticário que seria instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nem chegou mas já deverá se mudar para a cidade vizinha, Candeias. A companhia teria desistido de uma área de quase 140 milhões de metros quadrados, ofertada pelo governo da Bahia, mas que está em disputa judicial.

O litígio, segundo o representante da Associação de Produtores Rurais de Camaçari, Ivanaldo Soares, tem se desenrolado há dez anos. De acordo com o líder comunitário, o terreno, que se localiza no bairro Santa Rita, na Via Parafuso, KM-3 vem sendo ocupado há 30 anos, onde moradores mantêm diferentes culturas. Em 2002, a Associação teria recebido do então governador do Estado, Paulo Souto, o título da terra.

“Em 26 de fevereiro de 2002, o juiz Moacir Fernandes Filho, da 1ª Vara Cível de Camaçari, consolidou esse título. Mas a Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) entrou com um agravo no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia”, contou. Mas, segundo Ivanaldo, a desembargadora Vera Lúcia Freire, deu parecer favorável aos moradores. "E agora, em 2012, a Sudic ofereceu ao Grupo O Boticário o terreno para atrair a fábrica", pontuou.

De acordo com ele, na sexta-feira, dia 30 de março, o promotor de Meio Ambiente do Ministério Público, Luciano Pitter, teria expedido um ofício pedindo à superintendência que em cinco dias enviasse à Justiça um documento comprovando o ganho de causa para realizar a desapropriação.

O Grupo O Boticário respondeu apenas, por meio de sua assessoria de imprensa, que o"o assunto ainda está em fase de definição”. A nova indústria e o centro de distribuição da empresa no estado, com obrasprevistas para o início de 2012,receberia investimentos que devem chegar a R$ 355 milhões.A mudança não alterará os planos estratégicos traçados pela gigante do ramo de fragâncias e cosmésticos, que teria escolhido Camaçari por sua localização geográfica, o que facilitaria o atendimento a todo o Norte-Nordeste do Brasil, além de contar com um aparato de mão-de-obra na região.

De acordo com o administração estadual, o novo empreendimento deve gerar mais de 700 empregos diretos e outros 100 indiretos. No período da construção, a previsão é a de que sejam criados aproximadamente mil postos de trabalho. As operações para a produção de itens de perfumaria e produtos para cuidados pessoaisdevem começar em 2013, bem como o centro de distribuição.

Maiores informações, e assim que o RMS Notícias tiver informações por parte da Sudic, atualizará informações.

Redação RMS Notícias

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil