Camaçari: falta de segurança faz pedestres dispensarem uso dae passarela
21 de Março de 2012 - PiatãO horário mais perigoso, segundo os entrevistados pela reportagem do RMS Notícias, é à noite.
Foto: Divulgação.Construída para dar segurança, pedestres dispensam uso da passarela.
É de conhecimento popular que as passarelas foram criadas para dar segurança a quem precisa chegar ao outro lado, sem precisar se arriscar em meio aos carros. Porém, a ideia de segurança é uma contradição na passarela que dá acesso à Praça Desembargador Montenegro, no centro de Camaçari e, do outro lado, ao camelódromo. “Outro dia eu vinha descendo à noite e vi uma mulher sendo assaltada”, contou Cintia Ribeiro, estudante.
De uma forma ou de outra, o pedestre que precisa atravessar a Avenida Eixo Urbano Central põe em risco a vida. A professora Renata Costa dos Anjos, 32 anos, fica entre a faca e a espada na hora de atravessar a avenida. “Se a gente for por cima da passarela corre o risco de ser abordado por um malandro desses, se vai pela pista pode ser atropelado. A gente fica sem escolha”, argumenta.
Carlos Pereira Alves, 57 anos, é um dos defensores do uso da passarela, mas admite que a insegurança tem abalado seu conceito. “Eu prefiro usar a passarela e acho que todos deveriam seguir esse exemplo, mas a gente fica com medo de ser assaltado e levarem o pouco que a gente tem”, diz o comerciante.
Para quem precisa passar pelo local à noite, a preocupação é ainda maior. O vigilante Daniel Oliveira deixa o trabalho depois das 22 horas e é obrigado a passar pela linha férrea. “Como eu largo do trabalho tarde e preciso passar por aqui, eu olho sempre quem está passando pela passarela, se não tem alguém de tocaia, só depois de observar eu passo. Se eu perceber alguma coisa dou meia volta na hora”, brinca.
Cristiane Almeida dos Anjos, 17 anos, afirma que já teve o celular roubado durante o dia, quando passava pela passarela. “Eu estava falando no celular e percebi que o menino estava me olhando, quando eu cheguei mais perto ele me parou e pediu o aparelho. Eu fiquei com medo e entreguei”, lembra.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Shutterstock
Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Agência Brasil
Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste
09 de Março de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia
09 de Março de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime
08 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula
08 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023