Vandalismo e popularização de celular tiram de cena o telefone público
01 de Março de 2012 - PiatãDe acordo com a concessionária OI, em 2010, aproximadamente 74 mil orelhões foram alvo do vandalismo em todo o estado.

O uso do telefone público parece ter saído de moda há muito tempo. Hoje em dia, encontrar um orelhão que funcione perfeitamente é quase como ganhar na loteria. Em várias partes do centro de Camaçari, os telefones públicos que ainda existem estão fora de funcionamento. Mas os grandes causadores dessa realidade são o vandalismo e a popularização do celular.
A venda de cartões telefônicos também já não é mais comum. Logo quando o cartão telefônico foi lançado, comerciantes vendiam os cartões que substituíram as famosas fichas telefônicas. Porém, com o passar do tempo, o cartão foi perdendo espaço com a popularização do telefone móvel. O gerente de uma loja de eletrônicos em Camaçari disse que chega a vender por dia cerca de 15 aparelhos. “Tem dias que saem até 15 celulares aqui”.
Relegado ao esquecimento, a desvalorização do cartão telefônico deixou a vendedora Janete Farias na mão. “Eu vendo cachorro quente, mas aproveitava para alugar as unidades do cartão, agora não conto mais com esse trocadinho que era pouco, mas servia”, conta.
Os números da depredação são assustadores. De acordo com a concessionária OI, em 2010, aproximadamente 74 mil orelhões foram alvo do vandalismo em todo o estado. Roubos de leitoras de cartões, monofones e teclados são os principais motivos da destruição em massa.As campânulas (cobertura dos telefones) não escapam da ação dos destruidores, cerca de 800 são danificadas a cada mês.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
New York Times aborda receio de influência dos EUA na eleição brasileira
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/X/@MidiaNINJA
Alfonso Herrera manifesta apoio a Lula com foto da visita do RBD ao Brasil
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Redes Sociais
Raphinha assina renovação e amplia vínculo com o Barcelona até 2030
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @raphinha
Avanço do sarampo leva Nova York a decretar emergência sanitária
13 de Outubro de 2026Foto: Divulgação OMS
Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026
07 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço
07 de Outubro de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023