Palmeiras e mais 200 mudas devem reduzir impactos na Vasco da Gama
05 de Março de 2013 - Piatã

Três palmeiras imperiais e mais 200 mudas devem ser plantadas este mês na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, na tentativa de diminuir os impactos na arborização da via, que passou recentemente por obras de requalificação.
Segundo informações da Diretoria de Manutenção da Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), 33 árvores de diferentes espécies foram erradicadas da Vasco da Gama durante as obras. Agora, o objetivo é repor no local 200 espécies de árvores novas, como Ipê, Pau Brasil, sibipiruna e pata-de-vaca.
"São árvores com porte de um metro, um metro e meio de altura ao longo da via nova", antecipa o engenheiro agrônomo Uelisson Quadros, sub-gerente de manutenção da Diretoria de Manutenção da Sucop.
O transplante de palmeiras imperiais, realizado no domingo (3), não foi completo porque apenas uma árvore pôde ser levada ao novo local. Isso porque, conforme explicou o engenheiro agrônonomo, no momento da escavação, tubulações e fiações subterrâneas dificultaram a retirada de outras duas palmeiras. Uma nova operação foi marcada para o domingo (10), às 8h30. O motivo da retirada é a construção de uma passarela no Caminho das Árvores.
A Avenida Vasco da Gama, segundo o especialista, apresenta características ideias para árvores de grande porte porque não tem fiação. "Essas são palmeiras que têm idade de 8 a 10 anos, consideradas novas, mas vão crescer mais", diz.
Quadros explica que não foi possível realizar com as árvores da Vasco da Gama a mesma operação de transplante feita com as palmeiras. "Eram árvores que não podem ser transplantadas. Nem todas as espécies aceitam bem o transplante", explica.
O engenheiro garante que dez árvores centenárias ao longo da Avenida Vasco da Gama foram preservadas e passaram apenas por poda e redução de copas. Fonte: G1 Bahia

Comentários
Outras Notícias
Projeto na AL-BA quer proibir apostas sobre resultados de eleições e plebiscitos
05 de Março de 2026Foto: Captura de tela
Multicentro Liberdade promove ações de saúde durante programação do Março Mulher
05 de Março de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Bahia deve iniciar produção de remédios contra câncer e doenças raras no fim de 2026, diz Jerônimo
05 de Março de 2026Foto: Bahia Notícias
Vitória confirma contratação do atacante Anderson Pato, destaque da Juazeirense
05 de Março de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Projeto quer impedir uso de CPF de menores na abertura de empresas
04 de Março de 2026Foto: Divulgação
Manoel Gomes nega falência e diz viver fase de reorganização financeira
04 de Março de 2026Foto: Carlos Dias/G1
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023