Cerca de 300 imóveis são afetados após chuvas em Santa Cruz Cabrália
08 de Abril de 2014 - Piatã
Cerca de 300 imóveis foram afetados após o temporal que caiu em Santa Cruz Cabrália, local turístico na região de Porto Seguro, de acordo com a Defesa Civil. Até o momento, o balanço aponta que nove foram destruídos parcialmente por deslizamentos de terra e 285 foram afetados por inundações. "As casas vão ser avaliadas nas suas estruturas para saber que tipo de dano houve. É um processo minucioso que precisa ser feito", relata o superintendente de Proteção da Defesa Civil, Salvador Brito, na tarde desta segunda-feira (7).
Além disso, mais de 800 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, informa o órgão. "Elas estão sendo acolhidas em casas de amigos e parentes, além de abrigos públicos", afirma.
A avaliação dos estragos na cidade continua e, até a terça-feira (8), deve ser pedido o estado de emergência. "Vão ser necessários, para a assistência à população, kits de alimentação, higiene, água e medicamentos, além das ações de médio e longo prazo, que são aquelas relacionadas à infraestrutura como drenagem, esgotamento e pavimentação", afirma o gestor.
Segundo ele, na quarta-feira (9), técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), como profissionais da área social, engenheiros e arquitetos, serão deslocados para a cidade, no sul da Bahia, ainda no processo de avaliação de danos. "Para que a gente tenha uma avaliação ampla da ocorrência e que permita melhor visão da necessidade de planejamento para ações de prevenção e mitigação dos riscos no município", explica.
O processo de contabilização dos estragos provocados na cidade acontecem desde a manhã desta segunda-feira. As chuvas ocorreram entre a sexta-feira (4) e o sábado (6), quando mais de 200 famílias precisaram deixar as suas casas.
A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde deve começar a vacinar a população contra doenças como tétano, hepatite B, febre amarela e difteria. Equipes que atuam nas áreas de saúde e assistência social irão aproveitar a trégua das chuvas para visitar regiões que foram mais afetadas a fim de identificar as residências que não podem mais receber moradores e para ter informações sobre o quadro clínico das pessoas que enfrentaram temporais dos últimos dias.G1 Bahia.
Comentários
Outras Notícias
Projeto quer impedir uso de CPF de menores na abertura de empresas
04 de Março de 2026Foto: Divulgação
Manoel Gomes nega falência e diz viver fase de reorganização financeira
04 de Março de 2026Foto: Carlos Dias/G1
Técnicos da UFBA aprovam greve e marcam paralisação para 5 de março
04 de Março de 2026Foto: Carlos Américo/ Assufba
Prefeitura convoca mais 75 aprovados da Saúde e total de nomeações chega a 155 em 2026
04 de Março de 2026Foto: Otávio Santos / Secom PMS
PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1
03 de Março de 2026Foto: Divulgação/Ascom
Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana
03 de Março de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023