Chuva em Salvador: Codesal recebe 20 solicitações de emergência
22 de Julho de 2014 - PiatãNos dois últimos dias, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Valéria (57mm), seguido do Cabula (50mm).
Mesmo com as fortes chuvas que caem na cidade neste início de semana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia recebido, até as 13h desta terça-feira (21), 20 solicitações de emergência, entre ameaças de dês deslizamentos de terra, de desabamentos de imóvel, deslizamentos de terra e orientações técnicas. Nos dois últimos dias, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Valéria (57mm), seguido do Cabula (50mm). A média climatológica para o mês é de 175mm. No mesmo período, a maior quantidade de solicitações foi referente a ameaças de desabamento de imóvel. O número é considerado baixo devido a intervenções como limpeza de canais e bueiros e dos trabalhos educativos feitos pela Prefeitura.
Não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do Sistema Municipal de proteção e Defesa Civil (SMPDC) permanecem de prontidão para atender as demandas o mais rápido possível. “Independentemente do período de chuva, estamos trabalhando para a proteção civil dos soteropolitanos. Temos atividades preventivas para que consigamos evitar os acidentes causados pela chuva. Além disso, mantemos um grupo de gestores para acompanhamento em tempo real com o objetivo de acelerar ainda mais nosso trabalho”, diz o diretor-geral do órgão, Alvaro da Silveira Filho.
Trabalho educativo – Oficinas de leitura, mostra de vídeos educativos, teatro de fantoches e curso de capacitação são algumas das atividades realizadas pelo órgão em nome da prevenção de incidentes. “Essas ações têm contribuído para evitar os acidentes, já que os cidadãos aprendem como fazer as intervenções adequadamente e o que fazer em casos de desastres até a chegada da nossa equipe e dos órgãos parceiros”, acrescenta o gestor da Codesal, que pede ainda aos cidadãos que informem pelo 199 qualquer indício de perigo, como rachaduras nos móveis, inclinação em postes ou árvores ou aumento do nível de água em rios e córregos.As informações são da Agecom Salvador.
Dicas de segurança
|
O que não fazer
|
O que fazer |
|
Não escavar o solo de forma irregular |
Escavar quando absolutamente necessário e deixando um ângulo de aproximadamente 60º |
|
Não retirar totalmente a vegetação |
Rebaixar a vegetação |
|
Não deixar o esgoto a céu aberto |
Canalizar o esgoto |
|
Não joga lixo nas encostas |
Depositar o lixo nas caixas coletoras |
|
Não plantar bananeiras e árvores de grande porte nas encostas |
Plantar gravas e vegetação rasteira nas encostas |
|
Não colocar lona plástica sem a orientação da Codesal |
Seguir todas as orientações da Codesal sobre como colocar a lona plástica, como esticar bem o material para impermeabilizar o solo |
|
Não entrar no mar em dias e chuva |
Evita ir a praia em períodos chuvosos |
|
Não frequentar ambientes fechados e muito aglomerados, para evitar o contágio de doenças como gripe e meningite |
Frequentar ambientes abertos como parques e jardins |
|
Não andar descalço para evitar doenças como a leptospirose |
Sempre andar calçados, principalmente em locais cheios d`água |
|
Não se abrigar embaixo de árvores em dias de chuva |
Na chuva se abrigar em locais seguros |
|
Não construir nem reformar sem a orientação de um profissional habilitado |
Construir ou reformar com a orientação de um profissional habilitado |
Comentários
Outras Notícias
PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1
03 de Março de 2026Foto: Divulgação/Ascom
Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana
03 de Março de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Bahia inicia envio de vacina nacional contra dengue para todos os municípios
03 de Março de 2026Foto: Walterson Rosa/MS
Bahia passa a contar com pontos de coleta para exame genético de alta complexidade no SUS
03 de Março de 2026Foto: Rodrigo Nunes/MS
Estudo na Bahia aponta que maioria dos homens acredita ter pênis acima da média
03 de Março de 2026Foto: Shutterstock
Lula cobra Zema por não apresentar projetos para verba bilionária do Novo PAC em Minas
02 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023