Gerente da Embasa fala sobre ruas destruídas e falta de água em vários bairros de Camaçari
19 de Janeiro de 2018 - Wesley Sobrinho
Problemas com empresa terceirizada e crescimento populacional foram as principais justificativas apresentadas
A insatisfação da população de Camaçari e até mesmo do poder executivo municipal para com os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alcançou níveis alarmantes nos últimos dias. Os principais motivos para a avaliação negativa tem sito o rastro de destruição deixado nas vias públicas após a realização de intervenções diversas e a dificuldade de manter o fornecimento constante de água em várias localidades da cidade.
Para saber a razão do atendimento aquém do esperado, pelo menos por moradores de algumas regiões específicas, o radialista Roque Santos entrevistou, no programa Bahia no Ar desta sexta-feira (19), a gerente regional da Embasa, Janaina Santos, que responde pelo serviço em Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João.
Janaina atribuiu as dificuldades em ofertar um atendimento pleno ao crescimento populacional exacerbado no município de Camaçari. “O município apresentou crescimento fora da curva de tendência, acima da média, em comparação com outras cidades da região. O entorno cresceu muito, inclusive com ocupações irregulares em algumas áreas”, justificou, acrescentando que obras para ampliação do sistema estão em andamento na cidade e que a situação vai melhorar aos poucos.
Sobre as constantes reclamações de buracos deixados nas vias após a realização de obras pela empresa, a gerente afirma que a empresa terceirizada responsável pelas intervenções foi repreendida pelos transtornos causados. “Tivemos problemas com empresa contratada. Vamos fazer novo processo de licitação pra retomar as obras ainda no primeiro semestre deste ano”, contou.
“Na sede, embora a obra não tenha sido concluída, a gente ainda está agora executando parte das intervenções que foram identificadas como prioritárias, para melhorar o abastecimento, sobretudo nos bairros como Jaraguá, Gratavá, Ficam... as partes mais altas e mais distantes do centro da cidade”, salientou. Os sistemas de abastecimento nas localidades da orla também estão passado por processo de ampliação, segundo Janaína.
"Tenho convicção que temos avançado na prestação desse serviço, inclusive recebendo sistemas rurais que antes não eram atendidos pela Embasa", concluiu, reconhecendo, porém, que o atendimento ainda não supre a demanda do município adequadamente.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023