Câmara de Vereadores de Camaçari é chamada de “Casa de Mãe Joana”
20 de Setembro de 2017 - Wesley Sobrinho
A sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Camaçari, foi, em essência, uma mostra da desordem que, aos poucos, assume a atmosfera da Casa Legislativa, lugar onde deveria existir o mínimo de civilidade necessário para a discussão de projetos que geram impacto na vida da população.
Diante de discursos cada vez mais imponderados e repletos de expressões ofensivas, dos consecutivos flagrantes de ausência de bom senso e eventuais quebras ou mau uso das regras preestabelecidas no regimento interno por parte dos vereadores, o próprio público presente parece se sentir cada vez mais confortável ou até mesmo estimulado a agir inadequadamente sem o menor temor ou respeito.
Na última sessão, foram raros os momentos de silêncio, nos quais os edis conseguiram expor seus argumentos sem que o presidente da Câmara, Oziel (PSDB), precisasse pedir aos espectadores que cessassem o barulho. Barulho, inclusive, que não é provocado por uma simples conversas paralelas e sim por gritos exaltados direcionados a vereadores que disseram ou fizeram algo que não lhe agradou.
Entre os casos que mais causam espanto e indignação está a agressão física que aconteceu diante do plenário, no dia 31 de agosto, quando um homem desferiu socos em uma mulher. A única reação da Casa foi suspender a sessão por cinco minutos e em seguida simplesmente retornar de onde parou. Na sessão desta terça, o autor da agressão estava novamente na plateia, exaltado, proferindo xingamentos e provocações contra alguns vereadores. Desta vez, nem suspensão temporária houve.
Outras situações vexatórias eclodiram no decorrer do encontro parlamentar: o vereador Flávio Matos (DEM) foi chamado de “almofadinha”; os professores presentes ficaram de pé para “votar” um projeto de resolução quando a ação é uma incumbência apenas dos vereadores; uma filiada do DEM interrompeu a sessão para manifestar a decepção com o partido; bate-boca nada cortês entre o vereador Dentinho (PT) e o presidente Oziel; entre outros momentos que não inspiram orgulho.
Por essas e outras, o polêmico e inflamado discurso do vereador Teo Ribeiro (PT) acaba, absurdamente, encontrando um contexto coerente, embora isso não o torne apropriado. Ao fazer uso do microfone da tribuna, o petista declarou que a Câmara de Vereadores de Camaçari virou “casa de mãe Joana”, uma expressão popular que significa lugar sem regras, onde a confusão predomina. No discurso, ainda coube ofensas como “prefeito escroto” e “corja de ladrões”.
Assista, abaixo, um vídeo que mostra o clima tenso em um dos momentos de discussão acalorada na sessão desta terça (19):
https://www.youtube.com/watch?v=6wGk81noqMM&feature=youtu.be

Cena da agressão física que aconteceu diante do plenário, no dia 31 de agosto
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023