Fofoca

Câmara de Camaçari oficializa suspensão de benefício dos pescadores

19 de Setembro de 2017 - Wesley Sobrinho

A Lei Municipal n° 1.135, de 22 de dezembro de 2010, que concedia a pescadores e marisqueiros de Camaçari o benefício de um salário mínimo durante os meses de junho, julho e agosto (período em que as condições climáticas dificultam a atividade pesqueira), foi oficialmente revogada na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Camaçari.

Sob protesto de parte dos profissionais da pesca que, há sete anos, eram contemplados com o auxílio financeiro e estavam na plateia torcendo pela rejeição do pedido de revogação feito pela Prefeitura de Camaçari, a Casa Legislativa aprovou a solicitação do Poder Executivo Municipal com 13 votos a favor e sete contrários.

Além dos cinco votos contrários de autoria da bancada de oposição, a causa dos pescadores conquistou a simpatia de dois vereadores governistas que, contrariando um desejo expresso do governo municipal, se posicionaram contra a suspensão do benefício. São elesPastor Neilton (PSB) e Adalto Santos (PSD). 

A discussão sobre o tema foi marcada por duras críticas ao governo, já que os discursos de defesa eram geralmente abafados pelos protestos do público, embora boa parte do tempo também tenha sido utilizada em enfrentamentos improdutivos e redundantes sobre regras expressas no regimento interno.

No final das contas, os pescadores tiveram uma dupla decepção, pois além da derrota na primeira discussão e votação, realizada nesta terça, a segunda discussão e votação em caráter definitivo, que geralmente ocorre dias depois, ocorreu logo em seguida, em uma sessão extraordinária, por sugestão do vereador Jorge Curvelo (DEM), repetindo o mesmo resultado e extinguido o benefício de uma vez por todas.

Comentários

Outras Notícias

[BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos]
Justiça

BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

03 de Abril de 2026

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

[Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar]
Política

Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar

03 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao diesel]
Economia

ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao diesel

03 de Abril de 2026

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Luan Santana confirma local de show em Salvador para nova turnê]
Bahia

Luan Santana confirma local de show em Salvador para nova turnê

02 de Abril de 2026

Foto: João Moutinho/ Divulgação

[Pesquisa na Bahia identifica novo composto com potencial analgésico]
Bahia

Pesquisa na Bahia identifica novo composto com potencial analgésico

02 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Departamento de Química da FFCLRP

[SAC realiza atendimento especial para pessoas com autismo durante abril]
Bahia

SAC realiza atendimento especial para pessoas com autismo durante abril

02 de Abril de 2026

Foto: Divulgação