Manifestantes substituem gritaria por gesto de repúdio silencioso para não interromper sessão
29 de Agosto de 2017 - Wesley Sobrinho
Depois de duas sessões consecutivas serem encerradas antecipadamente por conta da interferência de manifestantes na Câmara Municipal de Camaçari, a reunião parlamentar desta terça-feira (29) se reconciliou com seu formato tradicional, com início, meio e fim. A realização de uma sessão completa se deve, principalmente, a notável mudança no comportamento da plateia, que adotou meios alternativos de manifestar insatisfação, em vez das tradicionais vaias.
Um dos grupos responsáveis pela gritaria promovida nos dois últimos encontros, o Movimento Camaçari Livre, formado por desempregados que lutam para que 80% das vagas oferecidas pelas empresas do Polo Industrial sejam ocupadas por mão de obra local, mudou de estratégia. Em vez de iniciar mais uma mostra agressiva de bate-boca, decidiram virar as costas quando algum vereador falasse algo que não agradasse.
A ideia foi do líder do Movimento Camaçari Livre, Alex Ferreira, que enxergou na mudança uma alternativa de manifestar o sentimento do grupo sem prejudicá-lo com o atraso na votação de projetos de interesse da coletividade. “E a ideia funcionou. Não interrompemos a votação dos projetos, então não podem atrasar a votação do nosso e colocar a culpa no protesto”, observa.
Não que as “vítimas” da nova modalidade de manifestação tenham aprovado a mudança. Na certa acharam até desrespeitoso, um gesto tão incômodo quanto os conhecidos apupos, mas pelo menos puderam dar seguimento aos discursos.
A postura contida também foi notada entre os estudantes das escolas públicas municipais presentes na plateia. Promoveram certo alvoroço quando ocuparam a recepção da Casa Legislativa, antes da sessão começar, mas permaneceram em silêncio assim que se assentaram diante da plenária.
Projeto – O projeto de interesse do Movimento Camaçari Livre, que indica a criação de uma lei que determine um percentual para contratação de funcionários residentes em Camaçari pelas empresas que operam no Polo Industrial, não foi submetido a votação na sessão desta terça (29), mas foi anunciado que o documento já está pronto e será apresentado para deliberação em breve.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023