Manifestantes bloqueiam portão da Câmara Municipal e vão pra cima de vereador
22 de Agosto de 2017 - Wesley Sobrinho
Após a sessão ordinária desta terça-feira (22) ter sido encerrada por conta dos protestos promovidos na Câmara Municipal de Camaçari, o clima de manifestação continuou do lado de fora da Casa Legislativa. Os integrantes do Movimento Camaçari Livre, formado por pessoas desempregadas que lutam pela reinserção no mercado de trabalho em Camaçari, bloquearam a passagem de carros no portão principal e, ao notarem que um dos vereadores deixava o local a pé, o cercaram e fizeram uma enérgica sabatina.
O líder do grupo, Alex Ferreira, mostrou-se disposto a permanecer no local por horas, até que suas exigências fossem ouvidas. “Não tenho pressa. Vou ficar aqui até que os vereadores se comprometam a ir conosco nas empresas que estão descumprindo o acordo de destinar 80% das vagas para moradores de Camaçari. Queremos que eles lutem contra essa prática junto conosco”, declarou.
Sem paciência (ou disponibilidade de tempo) para aguardar o fim da manifestação e consequente liberação da passagem, o vereador Júnior Borges (DEM) fez uso do portão de passagem de pedestre. Abordado pelos manifestantes, explicou que tinha um compromisso importante e não poderia parar naquele momento para conversar com eles. Alguns membros do grupo, depois de reagir com vaias, o cercou já do lado de fora da Câmara e um debate acalorado começou.
“Não foi o governo municipal que criou o problema. O desemprego é um problema no país. Nós não podemos impedir que trabalhadores de outras cidades exerçam suas atividades profissionais aqui, da mesma forma que não é correto nos impedir de atuar profissionalmente em outras cidades. Não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a contratar 80% de mão de obra local. Até existe uma lei orgânica municipal que indica o percentual de 70%, mas está errado. A nossa Constituição diz que trabalho é um direito de todos”, argumentou Júnior.
A atenção dispensada parece ter agradado, mesmo que parcialmente, o grupo de manifestantes, pois alguns agradeceram o tempo cedido para a conversa, sem, no entanto, abrir mão da postura crítica comum dos protestos. Custou, mas debate foi esfriando aos poucos, até que o vereador conseguiu apertar a mão de praticamente todos que o cercaram e seguir seu caminho.

Vereador Junior Borges foi abordado por manifestantes do lado de fora da Câmara | Foto: Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos
03 de Abril de 2026Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
03 de Abril de 2026Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao diesel
03 de Abril de 2026Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Luan Santana confirma local de show em Salvador para nova turnê
02 de Abril de 2026Foto: João Moutinho/ Divulgação
Pesquisa na Bahia identifica novo composto com potencial analgésico
02 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Departamento de Química da FFCLRP
SAC realiza atendimento especial para pessoas com autismo durante abril
02 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023