Prefeito agenda visita à Feira de Camaçari após ouvir queixas sobre taxa pública
17 de Agosto de 2017 - Wesley Sobrinho
O encontro entre permissionários do Centro Comercial de Camaçari e o prefeito do Município, ocorrido na manhã desta quinta-feira (17), rendeu alguns acordos entre as partes. O tema principal da interação foi o fechamento da feira por determinação da Justiça, decisão anunciada pela 1ª Vara da Fazenda Pública no final da tarde desta quarta-feira (17). No entanto, os feirantes aproveitaram a ocasião para colocar outros problemas em pauta.
A maior quantidade de queixas tem relação com a aparente falta de critérios para estipular os valores das taxas que começam a ser cobradas aos permissionários (uma das exigências do Ministério Público, cuja falta da devida comprovação põe em risco o funcionamento da feira). O vendedor de calçados e confecções José Mário de Oliveira, conhecido popularmente como Dudé, resume bem a situação. “Entendemos que a taxa é importante e nossa expectativa é que os benefícios gerados compensem a cobrança. O que têm gerado queixas são as injustiças nos valores. No meu entender, uma pessoa cuja atividade comercial consome muita energia elétrica não deveria pagar o mesmo valor ou menos que outra que não gasta quase nada”, revelou.
O prefeito afirmou que está ciente da situação e já solicitou que se fizesse um levantamento desses casos para análise e correção necessária. “Já fui informado sobre isso e vamos tomar providências. Uma mulher que tem uma barraquinha pequena e fatura R$100 não pode receber uma cobrança de R$120”, disse.
Também ouve queixas sobre a falta de intervenções da Prefeitura Municipal no anexo da feira, já que os permissionários que atuam no local também receberam as faturas com a cobrança da nova taxa. O prefeito adiantou que há impedimentos pelo fato desta parte da feira estar vinculada à obra de revitalização do Rio Camaçari, mas também se comprometeu em reavaliar a questão e prestar um esclarecimento mais satisfatório em breve.
Preocupados com o futuro, muitos feirantes teceram duras críticas à decisão judicial. Dona Martha Cabral, 58 anos, vende hortaliças há 40 anos e não se vê impedida de trabalhar na feira de Camaçari. “O Centro Comercial é mais do que importante para a cidade, é vital. Não só para os cerca de 1.600 comerciantes que atual lá, mas também para os milhares de consumidores que frequentam o local diariamente. Isso é uma atitude mesquinha, é politicagem, e nós, que já sofremos tanto, é que somos penalizados”, lamenta.
O gestor pediu que não colocassem a culpa no judiciário e ainda deixou acordado com os permissionários que visitaria o Centro Comercial de Camaçari nos próximos dias, acompanhado por alguns vereadores, deixando duas opções de datas: nesta sexta-feira (17), caso o fechamento da feira realmente ocorra, ou na segunda (21), se conseguirem com que o funcionamento do Centro Comercial não seja interrompido.

José Mário de Oliveira, permissionário

Dona Martha Cabral, vende hortaliças na feira há 40 anos
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023