Defesa Civil realiza poda de árvores em Camaçari
25 de Julho de 2017 - Diogenes Matos
A Defesa Civil realizou, na manhã dessa terça-feira (25), o serviço de poda preventiva na rua do Contorno do Centro Administrativo. No local, a ação tem o propósito de evitar acidentes de trânsito, uma vez que nas proximidades da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) as árvores se encontravam com galhos extensos ocupando parte da pista, fazendo com que veículos de grande porte realizassem desvio e ocupassem parcialmente outra faixa.
Na quinta-feira (27), a partir das 9h, a Defesa Civil vai dar continuidade a poda de árvores na rua Costa Pinto, no Centro, próximo a feira. No local, o serviço foi iniciado na semana passada, quando foi aparada uma árvore, restando duas de maior complexidade, que devido à altura, será necessário haver interferência no trânsito, ainda a ser definida pela STT.
Os bairros do Parque Florestal, Phoc II e Gleba C serão os próximos a receberem os serviços de poda. No entanto, por conta das árvores nos locais terem alcançado os fios de alta tensão, foi solicitada, junto à Coelba, a suspensão da energia no perímetro para execução do serviço. O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, esclarece que assim que ocorrer o agendamento, a data e o horário em que haverá interrupção do serviço de energia será informado à população.
Comunidades da zona rural de Barra do Pojuca, como Cachoeirinha e Tiririca, também serão contempladas com o serviço. Contudo, por conta da via ser estreita, a Defesa Civil faz um estudo do local para verificar a melhor forma de realizar o trabalho. “Queremos fazer de forma que gere o mínimo de transtorno para os moradores da região”, explica o coordenador.
A iniciativa, que já faz parte da rotina do órgão, vem ocorrendo desde junho em vários pontos da cidade. Em quase 60 dias de trabalho, já possui um saldo acumulado de mais de 20 toneladas de resíduos de árvores, proveniente não apenas das podas, mas de cortes de árvores mortas ou com risco de desabar, comprometendo a segurança da população. Nesses casos, a ação é feita em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
Antes de realizar a atividade, a equipe da Defesa Civil faz vistorias nos bairros e comunidades para identificar as áreas de atuação, sempre priorizando as situações em que a população se encontra em maior situação de perigo, a exemplo de árvores com risco de tombar, atingir casas ou rede de alta tensão, ou ainda que gere transtornos ao trânsito.
O serviço é resultado da parceria entre a Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Sehab), que compreende a Defesa Civil, com a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). Para executar a poda a defesa Civil conta com caçamba para coleta dos resíduos, facões, motopoda, motosserra e caminhão munck com cesto duplo, que atinge uma altura de até 25 metros.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023