Simões Filho: Cras abriga programas de assistência social para famílias de baixa renda
14 de Julho de 2017 - Aline Mendes
O município de Simões Filho possui três Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde são realizados mensalmente mais de 600 atendimentos individuais e coletivos. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e estão localizados no Centro, no Ponto Parada e no Jardim Renatão.
Os Cras são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), através da coordenação de Proteção Social Básica, e se configuram como a “porta de entrada” da Assistência Social, oferecendo ações de prevenção a situações de risco social, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O trabalho é conduzido em rede para mediar o acesso aos órgãos do município de acordo a demanda familiar.
Os serviços oferecidos destinam-se à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.
“O Cras tem o objetivo de garantir a proteção social e a promoção da cidadania e é gerenciado pela coordenação de Proteção Social, responsável por garantir a inclusão a todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade, inserindo-os na rede de Proteção Social Municipal”, afirmou a chefe da Sedesc, Tatiane Barbosa.
Nos Centros de Referência de Assistência Social mantidos pela Prefeitura, são desenvolvidos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua.
“O cidadão poderá obter no Cras da sua região todas as informações referentes aos programas sociais e serviços da Secretaria sem precisar se deslocar para outro local”, declarou a coordenadora de Proteção Social Básica, Rita de Cássia da Silva.
Confira a localização do CRAS e os bairros que cada unidade atende:
CRAS CENTRO (PPI) (localizado na Avenida Walter Aragão de Souza, s/n, Centro: Conjunto Habitacional Simões Filho I, Loteamento Big Aurea, Loteamento São José, Tiro Seguro, Km-30, Km-25, Cia 1, Cia 2, Conjunto habitacional Vida Nova, Pitanguinha Velha, Pitanguinha Nova, Lobão e Santo Antônio do Rio das Pedras.
CRAS PONTO PARADA II (localizado na Avenida João XXIII, nº 137 , no Ponto Parada): Centro, Eucalipito/Paulo Souto, Goés Calmon, Guerreiro, Ponto Parada, Cesar Borges, Baixa da Jaqueira, Aratu, Ilha de São João, Mapele, Santa Luzia e Cotegipe.
CRAS JARDIM RENATÃO (localizado na Avenida Washington Luiz, nº 1931, na Estrada de Candeias): Estrada de Candeias, Jardim Renatão, Cristo Rei, Engenho Novo, Luis Eduardo Magalhães, Barreiro, Oitizeiro, Palmares, Pitanga de Palmares, Parque Continental e Santa Rosa.
*Ascom
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023