Professor da Uneb é demitido após ser denunciado por assédio
23 de Junho de 2017 - Aline Mendes
A demissão foi publicada no Diário Oficial da Bahia desta quinta-feira (22). O professor de Sociologia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) Alex Sandro Macedo Almeida foi demitido cerca de um ano depois de ser acusado de assediar alunas e professoras da instituição. Ele trabalhava no Campus XVIII, em Eunápolis, no Sul da Bahia.
Segundo publicação do Correio, a denúncia dos assédios foi feita à reitoria da universidade, em abril de 2016, por professoras e informantes. A Uneb instaurou uma comissão de sindicância, formada por docentes da casa, para investigar o caso. Alex Sandro trabalhava como professor assistente e ficou afastado das atividades durante dois meses, o período máximo permitido por lei até a finalização da investigação.
A conclusão da comissão de sindicância foi de que o professor cometeu "inconsistência pública e conduta escandalosa", conforme estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia. A investigação apontou também que Alex Sandro violou deveres funcionais, como "manter conduta compatível com a moralidade administrativa" e "promover manifestação de apoio ou desapreço, no recinto da repartição".
O reitor José Bites de Carvalho, que assinou a demissão do professor, informou que a medida foi tomada também com base no art. 297 do Regimento Geral da Uneb, que diz o seguinte: "Não será permitido, no âmbito da Universidade, a prática de atos que atentem contra a integridade física ou moral do pessoal técnico-administrativo, docente e discente, bem como a sua privacidade, intimidade, dignidade e imagem, inclusive quanto a recém-ingressados por processo seletivo".
Comentários
Outras Notícias
“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador
19 de Fevereiro de 2026Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias
Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco
19 de Fevereiro de 2026Foto: Matheus Lima/Vasco
“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato
19 de Fevereiro de 2026Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Jerônimo aponta sucesso da segurança pública e classifica Carnaval como tranquilo
19 de Fevereiro de 2026Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta
18 de Fevereiro de 2026Foto: ST Edmilson / CCOMSEx
STF reafirma correção do FGTS pelo IPCA e veta pagamento retroativo
18 de Fevereiro de 2026Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023