Restituição residual do Imposto de Renda Pessoa Física é pago nesta segunda (15)
15 de Maio de 2017 - Adriana PlanzoOs pagamentos são referentes aos exercícios 2008 a 2016
Receita Federal paga hoje (15) restituição residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos exercícios de 2008 a 2016. O crédito bancário para 128.232 contribuintes totaliza R$ 213,4 milhões. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, informou a Receita. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF – Cadastro de Pessoa Física. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato com qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Informações da Agência BrasilComentários
Outras Notícias
![Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows [Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238052/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows
01 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia [Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238051/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia
01 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged [Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238050/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged
01 de Setembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas [Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238049/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas
01 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Neoenergia Coelba
![Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025 [Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238048/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025
31 de Agosto de 2025Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
![INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz [INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238047/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz
31 de Agosto de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023