Salvador: falta de água aumenta índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti
12 de Maio de 2017 - Adriana PlanzoApesar do aumento capital baiana tem apresentado queda no número de casos de doenças.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya, aumentou de 1,1% (janeiro/2017) para 3,1% (abril/20117), o que significa que, a cada 100 imóveis visitados, três apresentaram focos do mosquito. Para a SMS, um dos fatores determinantes para o aumento do indicador pode ser intermitência no abastecimento de água na capital que vem ocorrendo na capital. O chamado Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado entre os dias 04 e 07 de abril e apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) em Salvador aumentou no início de abril em comparação com janeiro. O estudo revelou ainda que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como baldes, tonéis e outros recipientes utilizados para armazenamento de água. "Vários fatores contribuem para o aumento do indicador nesta época do ano. As condições climáticas com chuvas e forte calor. Outro fator a ser considerado é o armazenamento de água em depósitos a nível de solo, sendo que esta situação está ligada a intermitência no fornecimento de água. Naturalmente, quando não há um fornecimento regular de água nas residências as pessoas buscam se organizar através do armazenamento em recipientes, que são prato cheio para proliferação do vetor", explicou a coordenadora de Vigilância à Saúde, Isabel Guimarães. Apesar do aumento da infestação, Salvador tem apresentado queda acentuada no número de casos confirmados de dengue, zika vírus e chikungunya. Entre janeiro e abril deste ano, 116 casos de dengue foram confirmados. O número é cinco vezes menor que o do primeiro quadrimestre de 2016, quando 626 pessoas tiveram diagnóstico positivo. A Embasa ainda não se posicionou sobre o assunto. Com informações do Correio*Comentários
Outras Notícias
STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador
20 de Fevereiro de 2026Foto: Edu Mota / Brasília
Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana
20 de Fevereiro de 2026Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026A Prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox em 2026. A doença, causada por um vírus da mesma família da varíola, teve a infecção registrada fora do município, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.
“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador
19 de Fevereiro de 2026Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias
Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco
19 de Fevereiro de 2026Foto: Matheus Lima/Vasco
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023