Camaçari: Secretaria de Saúde fará teste rápido de HIV e Sífilis no Centro Comercial
10 de Maio de 2017 - Aline Mendes
A Secretaria de Saúde de Camaçari, através do DEMAC (Departamento de Alta Complexidade) e do CRES (Centro de Referência e Especialidades em Saúde) e em co-participação com o DAB (Departamento de Atenção Básica), realizará no dia 12 de maio, a ação “Fique Sabendo”, no Centro Comercial, das 09h às 13h. A ação tem como objetivo ampliar a testagem para detecção de HIV e Sífilis contribuindo para intensificar as ações promoção e prevenção à saúde da população de Camaçari.
Será montada uma estrutura com três salas para realização de aconselhamento, testagem e entrega de resultados de forma rápida, segura e absolutamente sigilosa. A ação contará com a presença de psicólogo, assistente social, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Durante todo período haverá distribuição de preservativos femininos, masculino e gel lubrificante, além de folders educativos.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Os testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e Sífilis, apresentam o resultado em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Além da execução dos testes, será realizado no local o aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.
Durante a ação a Sesau pretende realizar mais de 150 testes contribuindo para detecção precoce e encaminhamento para atendimento especializado com equipe multidisciplinar. Os trabalhos iniciados dia 12, serão continuados no CRES, que tem sua sede localizada na Rua 8 de dezembro, n°59 no Centro de Camaçari, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, atendimento por livre demanda com a missão de atenção integral às pessoas com IST (infecções sexualmente transmissíveis) e aos seus parceiros sexuais. Maiores informações através do contato (71) 3622-0949.
Fonte Ascom
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023