Fofoca

Professores de universidades estaduais fazem protesto em Salvador

21 de Julho de 2016 - Miqueias Santos

Ato contou com docentes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um ato na manhã desta quarta-feira (20) reuniu professores das quatro universidades estaduais - Uneb, Uefs, Uesb e Uesc - na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, em Salvador. A Associação de Docentes da Uneb (Aduneb) conta que o protesto tem como assunto a sobrevivência das universidades estaduais baianas, o pagamento do reajuste linear aos servidores estaduais, e a “política de retirada de direitos do funcionalismo público”.
As atividades nas quatro instituições de ensino também foram suspensas pelos docentes. Os organizadores afirmam que diversas caravanas do interior participaram do evento, que também teve a participação de outros movimentos sindicais e sociais, incluindo a adesão dos técnicos da Uneb.
A organização do protesto afirma que o Estado tem condições de pagar o reajuste. “Dados do documento de Avaliação de Cumprimento das Metas Fiscais mostram que as receitas do estado, neste primeiro quadrimestre de 2016, totalizam R$ 13,14 bilhões, o que significa um aumento de 7,40% em relação ao ano anterior”, aponta o sindicato. O governo, no entanto, tem argumentado que não pode conceder o reajuste, por ter extrapolado os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Comentários

Outras Notícias

[Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]
Saúde

Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço

15 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo

[Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]
Saúde

Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos

15 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]
Educação

Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo

15 de Setembro de 2025

Foto: Ariel Barreto / BN Hall

[Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]
Economia

Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios

15 de Setembro de 2025

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

[Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]
Economia

Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria

14 de Setembro de 2025

Foto: Projeto REACH/Divulgação

[Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]
Economia

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

14 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil